Hoje a urna com as Relíquias do Santo Italiano chegou a Cidade de Belém na Palestina, com destino a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Paróquia Salesiana.
A presença de seus filhos na Cidade de Belém é uma presença discreta, mas ao mesmo tempo muito concreta. Faz 114 anos que este Carisma está presente aqui na Cidade de Davi. Os Salesianos de Dom Bosco tem levado esperança para muitos jovens Árabes Cristãos e Muçulmanos que vivem nesta cidade, eles exercem o Carisma herdado do seu Fundador através de Escolas, uma Padaria que serve a comunidade Local, inclusive no período de guerras era a única padaria que não fechava, provendo assim o pão de cada dia , uma cooperativa, uma Escola profissionalizante e Oratórios.
Durante a parte da manhã as relíquias foram veneradas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Belém; jovens e crianças visitaram as relíquias e rezaram diante dela. Foi verdadeiramente um momento de muita alegria e emoção para os Cristãos Árabes.
Padre Pier Giorgio, Sacerdote Salesiano que vive na Terra Santa há muitos anos ressaltou que “Uma casa Salesiana” é marcada por 4 características;
1-Uma casa de Oração;
2- Uma casa de Comunhão de irmãos;
3- Uma casa que acolhe;
4 – Um lugar para encontrar-se com os amigos
Assim se resume uma casa Salesiana, mas acima de tudo uma escola de Santidade.
As 16:00 horas(Horário local) as Relíquias saíram em cortejo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus até a Paróquia Franciscana de Santa Catarina em Belém. A Urna com as Relíquias foi acompanhada por Crianças e jovens escoteiros pelas ruas de Belém e pelos Cristãos Árabes que vivem aqui, estavam presentes também Religiosos e Religiosas que rezavam e cantavam. Foi verdadeiramente um Momento de expressão de muita fé para a Comunida Cristã que vive na Cidade onde nasceu Jesus.
Na Paróquia Franciscana a Santa Missa foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Jerusalém ,Dom William Shomali, e Co-celebrada por Sacerdotes Salesianos e Sacerdotes de Várias Congregações.
Durante a Santa Missa o Bispo rezou pela Paz na Siría e no Médio Oriente, pedindo assim a intercessão de D.Bosco.
A visita das Relíquias tem proporcionado aos fiéis momentos de muita união e oração pela paz no Oriente Médio e em todo Mundo.
São João Bosco rogai por nós!
Por: José Dimas – Missionário Canção Nova – Terra Santa