Terra Santa lugar da Diversidade!

betlemme-natale-2A Terra Santa é o lugar da diversidade! São muitos os ritos Católicos presentes aqui na Terra de Jesus! Cada Rito com a sua particularidade própria faz a diferença neste lugar tão marcante pelos acontecimentos da Salvação.

Muitos dos Ritos estão ligados ou a Igreja ortodoxa ou a Igreja Católica Latina . O Papa João Paulo II certa vez se referindo a Igreja Católica disse que “A Igreja respira com 2 pulmões, um a Igreja Latina de Roma e o outro as Igrejas Orientais com sua riqueza litúrgica.”

Durante esta semana convido você a embarcar nesta viagem de aprofundamento e conhecimento sobre os diversos ritos e Igrejas que marcam presença na Terra Santa. Vamos levar um pouco da Riqueza da Igreja Católica ate você através do nosso blog. Conheceremos um pouco sobre a Igreja Maronita, Igreja Grego Melquita, Igreja Católica Latina, Igreja Católica Siríaca, Igreja Ortodoxa Armênia, Igreja Ortodoxa Copta, Igreja Católica Armênia e Igreja Grego Ortodoxa.

Serão ao todo uma serie de 8 artigos sobre as Igrejas presentes em Jerusalém. Ao todo as Igrejas Ortodoxas presentes em Jerusalém são 6 e as Igrejas ligadas a Roma presentes em Jerusalém são 5.

Na Exortação Apostólica Ecclesia in Medio Oriente o Papa Bento XVI diz  ”Sem a comunhão, não pode haver testemunho: o grande testemunho é precisamente a vida de comunhão ». A comunhão é um dom que deve ser acolhido plenamente por todos, e uma realidade a construir sem descanso. Neste sentido, convido todos os membros das Igrejas presentes no Médio Oriente, cada um segundo a própria vocação, a reavivar a comunhão, com humildade e na oração, a fim de que se realize a unidade pela qual Jesus rezou.”

Em Maio o Papa Francisco visitará  a Terra Santa e se encontrará com sua Excelência o Patriarca Grego Ortodoxo de Constantinopla Bartolomeu I. A visita será a oportunidade de estreitar cada vez mais os laços entre as duas Igrejas Católicas.

Somos a Igreja de Cristo, somos o seu rebanho!