Papa Francisco na Terra Santa

10341636_736931449663293_1350988851325787155_n

Iniciamos a semana com grande expectativa e muita alegria em nossos corações, o Papa Francisco visitará a Terra Santa.

O porta-voz de imprensa do Vaticano compartilhando com repórteres detalhes do itinerário do Papa e confirmou que na tarde de domingo , 25 de maio, o Santo Padre se reunirá Patriarca Ecumênico Bartolomeu em Belém.

“Será uma reunião privada, historicamente muito importante, no mesmo lugar onde Paulo VI se encontrou com Atenágoras”.

A partir de lá, depois de ir para a Igreja do Santo Sepulcro, as 7:00 horas do mesmo dia, o papa será recebido pelos três chefes do lugar utilizados e cuidada por três comunidades cristãs : a Ortodoxa Grega , o armênio e da Custódia da Terra Santa.

Após os endereços do patriarca ortodoxo e ao Santo Padre “, um rito ecumênico ocorrerá com a oração conjunta , em que eles vão venerar o Santo Sepulcro . ” Esta é ” a grande novidade ecumênica da viagem; isso não aconteceu antes. Em outras palavras, ele acrescentou , será ” um acontecimento histórico e extraordinário. ”

O diretor da Imprensa da Santa Sé destacou que ” não houve um momento de oração conjunta entre Paulo VI e Atenágoras . É verdade que eles rezaram um Pai Nosso , mas não de uma celebração pública e transmitida ao vivo . ”

” Rádio Vaticano vai transmiti-lo ao vivo em seis idiomas , e os comentários serão feitos por um jornalista da Rádio e um comentarista ortodoxo “.

Não há alterações no itinerário.

Esta será a segunda viagem internacional do Papa Francisco, depois do Dia Mundial da Juventude do Brasil , e a primeira viagem fora da Itália, que tomou por sua própria iniciativa .

Padre Lombardi lembrou que o primeiro convite para a Terra Santa foi feito pelo Patriarca Bartolomeu ao Santo Padre – para comemorar o histórico encontro entre Paulo VI e Atenágoras – na abertura deste pontificado. Mais tarde, ele amadureceu e tomou forma. O presidente israelense, Shimon Peres, também queria que ocorresse antes do final do seu mandato.

Padre Lombardi disse que os cardeais que irão acompanhar o Santo Padre são o argentino Leonardo Sandri das Igrejas Orientais, o francês Jean -Louis Tauran, do Pontifício Conselho para o Diálogo inter-religioso, e o cardeal Koch, das Comissões de diálogo com o judaísmo.

Eles serão acompanhados pelo Patriarca Latino de Jerusalém e o Custódio da Terra Santa, e , a segunda novidade , o rabino Abraham Skorka e muçulmano Sheik Omar Abbud , com quem cultivou o diálogo e a amizade. ” Abbud vai se juntar a ele em Amã, o rabino em Belém e , embora não haverá reuniões inter- religiosas específicas , toda a viagem será assim”, pe. Lombardi disse .

No rio Jordão , o lugar do batismo de Jesus, próximo ao local onde várias igrejas estão sendo construídos , o rei da Jordânia receberá o Papa em um deles e eles irão para o local onde se acredita que o batismo ocorreu. O Santo Padre abençoará o Rio Jordão , como Paulo VI fez em sua viagem . Em seguida, ele irá para uma igreja Latina onde se reunirá refugiados e jovens com deficiência.

Durante a sua estada na Palestina, o Papa irá para Casa Nova , um convento franciscano , onde vai almoçar com algumas famílias de refugiados. Então, ele vai visitar a Gruta da Natividade e, depois, ele vai para o centro de Phoenix no campo de refugiados de Deheisheh, um dos três campos de refugiados da Palestina, o mesmo que São João Paulo II visitou. Ele vai se reunir lá com cerca de 300 crianças.

Isso vai trazer um fim a sua permanência na Palestina , de onde vai para o aeroporto de Tel Aviv. Na tarde de domingo, o Santo Padre vai estar com o Patriarca, como explicado anteriormente .

Na segunda-feira ele vai visitar o ” grande mufti ” de Jerusalém, no Grande edifício Counsel na esplanada das mesquitas. Em seguida, ele vai visitar o Muro das Lamentações. Ele vai deixar uma nota em uma fenda da parede.

Outro momento importante do dia terá lugar na igreja de Getsêmani, onde se reunirá com os sacerdotes, religiosos e religiosas e seminaristas. O Santo Padre vai plantar uma oliveira lá, no mesmo lugar, como Paulo VI.

Devemos rezar por esta visita do Papa Francisco a Terra Santa, que Deus o ilumine em tudo e com todos.