Domingo de Ramos na Cidade Santa

Neste domingo, 25, a Igreja Católica inicia a Semana Santa, também chamada de Semana Maior, essa inicia-se com uma celebração especial: a Procissão de Ramos.

De acordo com o Evangelho, Jesus pede para que os apóstolos providenciem um jumentinho. Nele Jesus sobe e entra na cidade de Jerusalém e Ele é aclamado.
Desse modo, Ele cumpre algumas profecias do Antigo Testamento, como a do livro dos Reis e a do profeta Zacarias. Segundo os textos, o filho do rei Davi, Salomão, também iria montar em uma mula, ou ainda, o profeta Eliseu iria consagrar Jeú e, quando esse passasse, as pessoas estenderiam seus mantos.

Na Cidade Santa acontece tradicionalmente – a procissão – partindo da região de Betfagé, em Jerusalém, local esse em que Jesus teria pedido o burrinho e seguido até à Cidade Velha, nas proximidades de onde o templo era localizado. Ali, Jerusalém e o povo O receberam de portas abertas; e, hoje, somos nós quem abrimos o nosso coração para o aclamarmos e entrarmos com Ele nesta Santa Semana.

Em Jerusalém, hoje, a Igreja reunida canta Hosana ao Filho de Davi.

Em todas as línguas o povo celebra o Domingo de Ramos.

A alegria de adentrar a Cidade Santa.