16 de julho - Dia de Nossa Senhora do Carmo

 No dia 16 de julho comemoramos o dia de Nossa Senhora do Carmo.

 

        

 

 

Em Haifa onde fica o Monte Carmelo que está situado no norte de Israel, nasceu a Comunidade dos Carmelitas, que significa, A Vinha do Senhor.

Todos os anos milhares de pessoas sobem ao Monte Carmelo para entregar a Virgem do Carmo suas necessidades e trazem em seus corações uma grande devoção a Maria e ao uso do escapulário. O escapulário é um sacramental, não dispensa os Sacramentos.

Nossa Senhora revelou o escapulário ao superior geral da ordem Simão Stock, um homem de muita fé, oração e devoto a Maria, hoje, um grande santo da Igreja, São Simão Stock. A revelação aconteceu quando Simão rezava em seu convento de Cambridge, na Inglaterra, no dia 16 de julho de 1251, ele pediu a Nossa Senhora um sinal de sua proteção que fosse visível não só para os devotos, mas também para os seus adversários. Foi aí que teve a visão em que Nossa Senhora lhe entrega o escapulário, com a promessa:

“Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.

Foi no Monte Carmelo que o profeta Elias venceu os falsos profetas dos deuses de baau e foi precedido por Eliseu. “ O desafio foi feito num lugar chamado Muhraka, lugar do sacrificio, ha 30 km de Stela Maris. Os 450 profetas de Baal, foram derrotados por este fogo que veio do céu somente quando Elias invocou, e assim ele pode mostrar, tanto ao povo de Israel quanto aos inimigos que o verdadeiro Deus é o Deus de Israel”. -Pe.Sergio Olmedo, ofm

O Monte Carmelo é um lugar da presença de Nossa Senhora, onde pelo seu carinho e cuidado de mãe nos aproxima de Deus.

 

 

Gruta de Santo Elias

 

Cúpula da Igreja

 

Santa missa hoje