No Monte Carmelo, a 480 metros acima do nível do mar, está o Mosteiro Muhraqa [PRONUNCIA-SE “MURRÁKA”], onde, segundo a tradição, o profeta Elias vivenciou o desafio contra os profetas de Baal.
Um lugar santo, importante para as três religiões, e que leva à profissão de fé no Deus Único.
O Mosteiro de Muhraqa, sob a guarda dos carmelitas descalços desde 1846, está a 480 metros acima do nível do mar, no Vale de Esdrelon ou de Jezreel. Em seu pátio, uma grande estátua do profeta Elias.
Nas laterais e saída da capela, em árabe e hebraico, o texto bíblico de Elias com os profetas de Baal. O sacrário se remete à narrativa em que Elias foi consolado por um anjo. O altar, composto por 12 pedras, faz memória aos versículos em que Elias construiu o altar do Senhor: “Tomou doze pedras, segundo o número das doze tribos saídas dos filhos de Jacó, a quem o Senhor dissera: Tu te chamarás Israel ” (1Rs 18,31).
Um santuário que leva à contemplação, inclusive no admirável panorama que abraça o Mediterrâneo e a Galileia. Elias, cuja missão era restaurar a aliança entre Deus e o povo de Israel, é protagonista de cenas marcantes das escrituras, como, por exemplo, quando foi levado aos céus num carro de fogo. Entretanto, também no Monte Carmelo, experimentou o Senhor na brisa suave. O inspirador da ordem carmelitana é considerado o “Pai dos contemplativos”.
Assista!