Megiddo, norte de Israel

A cidade de Megiddo está localizada no norte de Israel, na região do vale de Esdrelon ou Jezrael

Megiddo, uma cidade no norte de Israel que, de acordo com pesquisas arqueológicas, data de 6000 a.C.; um ponto estratégico disputado em vários períodos históricos e que estaria associado ao Armadegon, descrito no Livro do Apocalipse.

Uma cidade que data do período neolítico, cerca de 6000 anos antes de Cristo. Sua idade de ouro foi alcançada na chamada era do bronze e, progressivamente, no período do ferro, isto é, na era do antigo Israel. Megiddo está localizado no norte do país, na região do vale de Esdrelon ou Jezrael. Suas ruínas, hoje, formam um sítio arqueológico de parques nacionais israelenses e é conhecido por sua importância histórica e geográfica.

Descobertas de arqueologia e, também, documentários como, por exemplo, as Cartas de Tell Amarna, escritas 14 séculos antes da era cristã.

Megiddo na bíblia 

Uma região no cruzamento de vários vales, rota de passagem para o Mar Mediterrâneo, Egito e o Império da Mesopotâmia e base da cadeia de montanhas do Carmelo. No Antigo Testamento, Megiddo aparece nos livros como Josué e Juízes. 

Um dos destaques do parque é a cisterna de 36 metros de profundidade. Ao passar pelo túnel de 70 metros, é possível reconhecer o moderno sistema de água construído no tempo do Rei Acabe entre 874 e 854 a.C.

Entre as batalhas, destacamos a do ano 609 a.C, aquela em que o rei Josias usou Megiddo como um acampamento e foi derrotado pelo Faraó Neco. Uma derrota que teria pavimentado o caminho para a queda do reino da Judeia e Jerusalém em poucos anos. Megiddo teria sido abandonada dois séculos depois, mas resgatada por uma tradição cristã.

A cidade não está explicitamente no Novo Testamento, mas foi associada ao lugar da batalha final entre as forças do bem e do mal descritas no décimo sexto capítulo do Apocalipse: “Armagedom”, em hebraico, “monte (har) de Megiddo “.

E, nas proximidades do Parque Nacional, mais novidades. Em 2005, durante a expansão da prisão de Megiddo, os remanescentes de um local de oração cristã, do século III, foram descobertos como um mosaico referindo-se a “Deus Jesus Cristo”.

Futuras explorações 

Agora, após anos de atrasos legais e burocráticos, a prisão deve ser realocada, liberando o local para futuras explorações em 2021. Com isso, os arqueólogos já estão conversando animadamente sobre uma área que começaram a chamar de “Grande Megiddo”.

    

Deus te abençoe!

Nos siga nas redes sociais e deixe aqui seu comentário.