Estigmas de São Francisco

Acre, uma cidade milenar cujas escavações apontam para cerca de 3000 anos antes de Cristo.

As primeiras menções sobre o lugar estão contidas em textos egípcios do século XIX antes de Cristo, quando a Terra Prometida foi dividida em sorteio entre as tribos de Israel. Acre foi atribuída à tribo de Aser, contudo os israelitas não conseguiram conquistá-la. Por sua posição costeira estratégica, esta localidade foi continuamente habitada por numerosos povos ao longo dos séculos.

A presença cristã é atestada na cidade no fim do ano 58 da era cristã, quando Paulo e seus companheiros, no retorno de sua terceira viagem missionária, de Tiro partem para Ptolemaida, nome dado a Acre pelos gregos, conforme descrito no capítulo 21 do livro dos Atos dos Apóstolos. Aqui, encontram os irmãos cristãos locais e permanecem durante um dia, até se dirigirem a Cesareia no dia seguinte.

 

Nesta semana em que os franciscanos de todo o mundo celebram a Festa dos Estigmas de São Francisco, Acre é recordada de forma especial pois foi onde o santo passou entre os anos de 1219 e 1220, após ter encontrado em Damieta, no Egito, o sultão Malek-El-Kamel. Este teria concedido a São Francisco e seus frades uma espécie de “salvo conduto” para poderem visitar livremente os lugares santos. Desde essa época, o convento de Acre se tornou a sede da província franciscana além mar.

 

  

 

Após anos de guerras e relatos de martírio de cerca de 30 mil cristãos em Acre, entre eles frades menores e clarissas, somente em 1620 foi possível restabelecer uma presença franciscana na cidade. Em 1737, perto do farol e com vista para o mar, foi construída pelos franciscanos a Igreja de São João Batista, onde hoje é a paróquia da pequena comunidade católica latina. Marcas do legado e da vida do Pobrezinho de Assis que atraiu e continua a atrair a muitos de todas as gerações!

 

 

Na antiguidade cristã, Acre foi sede episcopal e presenciou também uma certa prosperidade. Sua notoriedade foi devida, sobretudo, à importância que a cidade assumiu como porto marítimo e sede de governo, desde o segundo período dos Cruzados. Alguns traços históricos e belezas artísticas ainda hoje podem ser vistas na parte antiga da cidade. Atualmente, Acre conta com cerca de 50 mil habitantes, sendo um quarto árabes, em sua maioria muçulmanos. Desta total, 2,5% são cristãos e, em sua maior parte, católicos melquitas.

 

Que São Francisco nos ensine com sua vida a sermos fiéis a Jesus a não desistir mesmo em meio as dificuldades.

Deus te abençoe!

 

Nos siga nas redes socias e deixe aqui seu comentário.