Solenidade de São Francisco

Na Igreja de São Salvador, situada na Cidade Velha de Jerusalém acontece todos os anos as celebrações da Solenidade de São Francisco.

 

  

O Convento São Salvador, o convento central da Custódia da Terra Santa, onde está a Cúria e se concentra a administração geral da Custódia. A Custódia é uma das províncias dos franciscanos. Além do Oriente Médio, existem conventos da Custódia na Argentina, Grécia, Itália, Espanha e Estados Unidos. Toda uma estrutura para cumprir a missão de espalhar pelo mundo a Graça dos Lugares Santos.

Recordando a morte de Francisco, Padre Francesco Patton, ofm, presidiu a celebração do Trânsito no dia 3 de outubro. Quando falamos em “trânsito” falamos em “passagem”, ou seja, da passagem de São Francisco de Assis deste mundo para a eternidade, isto é, de sua morte no dia 3 de outubro de 1226.

 

      

Como sinal de que o carisma de Francisco se atualiza, dezesseis jovens de diversas nacionalidades renovaram a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores.

 

  

Seguindo uma Antiga Tradição, a Missa Solene (4 de outubro) em honra a São Francisco foi presidida por um dominicano, o superior da comunidade dos Frades Dominicanos Padre Jean Jacques Perenne  e a homilia feita pelo Padre Martin Staszak, Do. 

Padre Jean Jacques Pérennès recordou na homilia: De fato a vida de um santo nao se explica pelas bases materiais da existencia humana, a vida de um santo nao pode ser interpretada atraves de um materialismo qualquer, pois Sao Francisco descobriu uma dimensao de nossa existencia que ultrapassa tudo isso. Nao possuir nada e ao mesmo tempo ter tudo e ser inteiramente livre, eis o misterio do qual Francisco vivia.

 

  

Que neste dia pecamos a intercessao de Sao Francisco cim todo nosso coracao.

Sao Francisco de Assis, rogai por nos!