Mosteiro de Nossa Senhora do Carmelo, Haifa

Uma paisagem e igreja que exaltam a beleza da Virgem Maria!

 

 

Sobre o monte está o Mosteiro de Nossa Senhora do Carmelo, fundado por religiosas carmelitas em 1892, em Haifa, na Terra Santa. Anos mais tarde, em 1937, a comunidade foi transferida para o topo da montanha. Um mosteiro de estilo gótico construído de acordo com os costumes da época e semelhante a conventos religiosos e casas da Palestina erguidos na primeira metade do século XX.

Marcas do tempo e de uma história solidificada, mas que também integra elementos novos. Dentro do projeto de restauração da igreja, a consagração do novo altar e bênção da mobília litúrgica. Momento especial na Missa presidida pelo vigário patriarcal latino para Jerusalém e Palestina, Dom Giacinto-Boulos Marcuzzo neste mes de outubro. 

 

 

A história dos religiosos e religiosas carmelitas está intimamente ligada ao monte, quando os primeiros eremitas se instalaram no lugar e elegeram a Virgem maria como a Senhora do Carmelo. Já o ramo feminino descalço teve início na Terra Santa nos fins do século 19, por Santa Maria de Jesus Crucificada, árabe, Santa da Terra. Hoje, os carmelos estão na cidade de Haifa, Jerusalém, Nazare e Belém, o primeiro a ser fundado.

Um santuário envolvido pela harmonia da arte sacra, que pretende expressar a infinita beleza de Deus nas obras humanas. A cúpula repousa sobre quatro colunas sólidas de granito rosa. Os santos carmelitanos representados nos capitéis esculpidos. Na parte inferior da abside, um mosaico da visão do profeta Elias no Monte Carmelo.

 

 

 

O mosteiro está em reforma também no interior. Um trabalho que conta agora com o talento de profissionais e, sobretudo, pretende ressaltar a beleza divina, que se manifesta por meio da liturgia sagrada e também pelo fruto do esforço humano.