Exposição Paulo VI, Jerusalém

O mês de outubro é um mês marcante para a história de Igreja.

No dia 14 de outubro aconteceu a canonização de Paulo VI e dia 22, comemoramos o dia de São João Paulo II. Ambos estiveram na Terra Santa, respectivamente em 1964 e 2000.  

 

A partir dos lugares santos podemos entender melhor os ensinamentos de ambos sobre a sexualidade e o corpo humano.

Primado de Pedro. Lugar que marca a missão do apóstolo. Aqui, nas margens do Mar da Galileia, Jesus confirmou o chamado do discípulo: “Apascenta as minhas ovelhas”.

O lugar ressalta, portanto, a sucessão apostólica a partir de Pedro e homenageia papas que vieram à Terra Santa, como Paulo VI, o primeiro papa da história da Igreja a pisar na terra de Jesus e São João Paulo II.

A partir da Terra Santa, onde Jesus viveu a sua humanidade, é possível fazer uma relação com os ensinamentos de ambos sobre a sexualidade e a importância do corpo humano, como as catequeses sobre a Teologia do Corpo de João Paulo II e a Encíclica Humanae Vitae de Paulo VI, documento que completou 50 anos no dia 25 de julho.

Ontem dia 31, tivemos a abertura da amostra de Paulo VI por acasião de sua canonização na Cúria da Custódia da Terra Santa.

A abertura foi feita pelo Custódio da Terra Santa, Frei Francesco Patton, ofm.

 

Contemplamos na amostra vasos sagrados e as vestimentas litúrgicas usados por Paulo VI em sua visita a esta terra.

    

 

Fotos, revistas, jornais, documentos fazem parte dessa grande riqueza guardada com muito carinho pelos Freis Franciscanos.