Cidade Velha, Nazaré

Em Nazaré, na Terra Santa, além conhecer o santuário da encarnação de Jesus, onde Maria deu o seu SIM, os peregrinos podem visitar a Cidade Velha.

 

 

Um lugar cheio de curiosidades, com outras igrejas relativas à vida de Cristo na cidade e um ambiente próprio da população local.  

A poucos passos da Basílica da Anunciação está a Cidade Velha de Nazaré. Lugar de heranças e de oportunidades pra conhecer o dia a dia dos moradores e mergulhar na história do cristianismo.

 

Como a “Igreja Sinagoga”, do tempo de Jesus onde, segundo a tradição, Ele proclamou a profecia de Isaías que seria a prefiguração de sua vida pública: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração”.

Atualmente o santuário pertence à paróquia da Igreja Greco-católica.

 

 

Trezentos metros dali, um antigo convento maronita, onde ainda se celebra a Missa aos domingos para a comunidade local.

 

 

Exatamente ao lado, a Igreja Mensa Christi ou “Mesa de Cristo”. Pedra em que Jesus comia com os discípulos, como nos diz a tradição.

Ao atravessar a localidade, o principal local de culto muçulmano de Nazaré, a Mesquita Branca.

 

Percorrendo as estreitas ruas, encontramos o mercado de variedades. Produtos consumidos por moradores e visitantes. Gêneros para o lar, frutas, legumes, roupas, calçados, acessórios, cafeterias, restaurantes e galerias de arte e artesanato. As vestimentas próprias das mulheres muçulmanas estão por todos os lados. Lenços de diversas cores e tecidos são peças indispensáveis.

 

  

Uma região desprezada na época de Cristo, que faz memória de quando Ele viveu de forma oculta, um terço de seus habitantes são cristãos.