Esta semana vamos a Belém, onde aconteceu o nascimento de Jesus, fato que revolucionou a história da humanidade e que trouxe salvação ao mundo inteiro!
Admirável é a experiência de ir a Belém… a mesma citada na Bíblia como cenário de origem do Rei Davi e, mais do que isso, do nascimento do Príncipe da Paz!
O local se encontra há 10 quilômetros de Jerusalém. Para ingressar é preciso atravessar um “check point” já que desde 2002 um muro divide – e distancia – as duas cidades.
Por aqui vivem cerca de 25 mil habitantes.
Os turistas e o artesanato movem a economia local… destaque para os objetos feitos em Madre Pérola e em Madeira de Oliva!
Os cristãos por aqui representam somente 40% da população. Cinco mil são os católicos romanos. Os outros cristãos são ortodoxos gregos, gregos católicos, armênios, sírios ortodoxos, coptas e luteranos!”.
A maioria da população é muçulmana, mesmo assim, em meio as mesquitas, as torres das igrejas prevalecem, se destaca a Basílica da Natividade que custodia a Gruta onde Maria deu à luz ao Salvador do Mundo.
Aqui todo dia é Natal, mas é claro, nesta época do ano Belém ganha uma decoração singular. Os artigos as que recordam o que celebraremos em poucos dias ganham lugar de destaque nas vitrines!
A variedade e a beleza são notáveis, representações do que aconteceu aqui e é celebrado em todo o mundo!