Personagens do Advento

Isaías, João Batista e Maria são os principais personagens bíblicos que nos acompanham durante o tempo litúrgico do Advento. E aqui, na Terra Santa, é o lugar que eles viveram!

São essencialmente três os personagens bíblicos que acompanham os fiéis na Liturgia durante o caminho do Advento.

Padre Michelangelo Prioto, do Studium Biblicum Franciscanum nos ajudou com sua explicação:

“Isaías. Porque viveu aqui em Jerusalém é um conterrâneo. Ele nasceu aqui. Viveu na segunda metade do oitavo século antes de Cristo. Era um nobre, tinha acesso à corte… sua prioridade, entretanto, era a de atender o chamado de Deus que o pedia de dizer ao rei como deveria se comportar, o que deveria falar”.

Naquele tempo, no entanto, Jerusalém estava ameaçada e a política adotada pelo rei era somente material, explica o biblista. Mas Isaías propunha a confiança absoluta em Deus.

Padre Michelangelo Prioto  – “Como o Rei não aceitou a palavra profética de Isaías, o profeta anunciou a vinda de um Messias. Messias significa simplesmente ungido, do hebraico. A unção é simbólica na exaltação de um rei a trono”.

Isaías profetizou um Messias manso, pacífico que viria como uma criança nascida de uma virgem… Profecias de paz que se atualizam nos dias de hoje!

O segundo personagem do Advento é João Batista, também nascido em Jerusalém, em um bairro chamado Aim Karem.

Padre Michelangelo Prioto – “Lucas nos apresenta este personagem e diz que depois do seu nascimento vive em uma região desértica. Provavelmente alude ao deserto de Judá, o deserto que começa em Jerusalém e vai até o Jordão. Ele prega um batismo de penitência no sentido de que nos convida a prepararmos para a vinda eminente do Messias, algo que ele sente”.

João Batista que um dia viu Jesus colocar-se em fila em meio aos pecadores pedindo para ser batizado… gesto que simbolizou o perdão e a misericórdia de Jesus. O Messias veio, sobretudo, para libertar o homem do pecado!

A terceira, e não menos importante, personagem Bíblica do Advento, a Virgem Maria. Segundo uma tradição, ela nasceu em Jerusalém, nas proximidades do templo!

Padre Michelangelo Prioto – “Lucas nos diz uma coisa importante, que, em nome de Deus, o Anjo revela o verdadeiro nome de Maria. Ela não é tanto Maria… não é somente a “Cheia de Graça” como rezamos na Ave Maria. No texto grego a expressão é ainda mais forte, aquela que foi sempre amada por Deus. Este é o seu nome! Uma das experiências mais belas que o homem faz é a de se descobrir amado por uma pessoa. Maria se descobre amada pelo próprio Senhor”.
Maria representa o povo de Deus, o povo amado pelo Senhor… E ela que foi confiada por Jesus a João e a nós nos permite chegar a Belém e acolher o presente mais bonito que a humanidade já recebeu!