Uma vila simples que traz a marca do primeiro milagre de Jesus
No domingo após o Batismo de Jesus, com uma Missa solene, fazemos memória do primeiro milagre de Jesus. A Missa é presidida pelo Custódio da Terra Santa, Frei Francesco Patton, OFM em Caná da Galileia.
Uma vila simples que traz a marca do primeiro milagre de Jesus na festa das núpcias. O vinho acabou e os convidados ainda estavam na festa. Segundo a tradição cristã, aqui é o lugar do milagre onde Jesus transformou a água em vinho.
A vila árabe de Kafr Kana está situada a 10 km a noroeste de Nazaré.
Religiosos, peregrinos e fiéis de várias paróquias participam desse belo momento
Durante a celebração da Santa Missa, os casais presentes fazem a renovação das promessas do seu matrimônio, segundo o rito litúrgico. Um momento que, para muitos, se torna o maior acontecimento de suas vidas, pois estão no local onde aconteceu o milagre.
“Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram.
O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!”
Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele”. (Jo 2,1-11)
Talhas do tempo de Jesus
Permaneçamos com as nossas “talhas” cheias de água, para que Jesus possa fazer a sua obra e realizar em nós os Seus milagres.