Mosteiro de São Jorge Koziba

Na Terra Santa temos o Mosteiro de São Jorge Koziba que se encontra-se na estrada que liga Jerusalém a Jericó. Cituado em um dos mais notados vales do deserto da Judeia, Wadi Al-Qelt.

O Salmo 23 nos lembra: “Se eu tiver de andar por vale escuro, não temerei mal nenhum, pois comigo estás. O teu bastão e o teu cajado me dão segurança”

O Mosteiro de São Jorge Koziba é considerado um dos mais importante mosteiros ortodoxos da Terra Santa, ele abriga os monges dedicados a devoção e acetismo.

No 614 o Mosteiro foi detruido pelos persas e quase todos os religiosos que lá viviam foram mortos; seus restos mortais ainda são mantidos no mosteiro. Todo o complexo é dedicado ao monge, Jorge, que chegou no fim do século VI.

Ao longo dos séculos, os monges ortodoxos optaram por viver nos espaços reservados do  Mosteiro que é visitado pelos turistas de todo o mundo, apesar das dificuldades de acesso ao complexo.

Muitas são as mulheres vem aqui para pedir a graça da maternidade.

Segundo os evangelhos apócrifos, Joquim empurrou seu rebanho até aqui, chorou 40 dias a esterelidade de sua esposa Ana e aqui recebeu o anuncio do Anjo do nascimento da Virgem Maria.