Mais de 250 jovens árabes participaram do primeiro encontro de jovens cristãos com o tema “Jesus minha alegria” o evento foi realizado na paróquia de São José na cidade de Haifa, Israel.
Um dos organizadores, Padre Samer Zaknoum, expressou: “Este é um encontro de novidades. É a primeira vez que os três ritos cristãos se reúnem para a realização de um evento como este, os ritos maronita, melquita e latino. A união é devida ao desejo de ajudar estes jovens a viver num ambiente tão particular como o Terra Santa, onde três religiões moneteistas dividem o mesmo território.”
Santa Terezinha foi apresentada como modelo para a juventude que participou de pregações, apresentação de danças, partilhas em grupos e da santa missa, que contou com a contribuição musical do talentoso coral dirigido por Waffa Bellar, esta joven manifestou sua alegria dizendo: “Acho que quando dizem que cantar é rezar duas vezes, o dizem por que através da música nós rezamos pessoal e comunitariamente. A música é uma ótima forma de transmitir esta alegria, este espírito jovem de Cristo. Esta é a minha experiência. Me sinto muito feliz, é uma alegria poder estar aqui.”
O encontro, em língua árabe, foi um desafio para a nossa equipe, mas num ambiente onde o idioma ultrapassa qualquer barreira, as diversas formas de comunicação vêm como complemento à mensagem evangélica.
Durante todo um dia presenciamos um outro lado de Israel, talvez esquecido, mas uma face onde as diferenças podem ser ultrapassadas pela ajuda mútua e a caridade fraterna.