O termo “Patriarcado” na Igreja é atribuído a uma grande diocese ou arquidiocese muito importante. A sede de Jerusalém pode ser considerada como “a mãe de todas as igrejas”, pois foi a partir dela que a Igreja se expandiu para todo o mundo.
Por que conhecê-la? Qual a sua importância para o mundo e para os cristãos de hoje? Mais do que uma bela história os cristãos que aqui vivem e carregam na memória o testemunho de milhares de pessoas que, para permanecerem nesse solo, muitas vezes, deram a própria vida.
O Patriarcado Latino de Jerusalém é uma das 15 dioceses existentes na Terra Santa (Israel, Palestina e Jordânia). O modo como ele se apresenta hoje foi estabelecido em 1099 no tempo dos cruzados. Com a vitória de Saladino sobre os cruzados, os patriarcas firam expulsos de Jerusalém em 1187. Somente em 1847, quando a Igreja estava sob o comando do Papa Pio IX, eles foram restabelecidos na cidade santa.
+ fotos do Patriarcado Latino de Jerusalém
Quem cuidou dos cristãos durante os séculos de ausência do Patriarcado?
Os filhos de São Francisco, os Frades Menores, foram eles que, a pedido do grande santo italiano, cuidaram não somente de reconquistar os lugares santos, mas também de ajudar a minoria cristã que sobrevivera.
A “Igreja de Jerusalém” é hoje pequena e dividida: os católicos (compreendem seis Igrejas: Latinos, Melquitas, Maronitas, Sirianos, Armênios e Caldeus); Ortodoxos (são cinco Igrejas: Gregos Ortodoxos, Armênios, Coptas, Sirianos e Etíopes); e Protestantes (duas Igrejas: Anglicanos e Luteranos). Dos 176 mil cristãos residentes nos territórios de Israel e Palestina, somente 77 mil pertencem ao Patriarcado Latino.
Atualmente o Patriarcado possui três sedes: uma em Jerusalém, outra em Nazaré (localizada ao norte de Israel em território pertencente aos judeus) e em Jericó (território localizado na Cisjordânia, pertencente à Autoridade Palestina). Existe também um cuidado especial para com os cristãos de “expressão hebraica” pertencentes à Igreja Católica.
Muitas são as dificuldades vividas pelos cristãos da Terra Santa por serem a minoria, diante da maioria da população judaica ou muçulmana. Contudo, a Igreja é viva e atuante no local e conta com escolas, hospitais e diversas outras atividades sociais. A presença do Ressuscitado permanece testemunhada naqueles que, por seu amor, carregam dia-a-dia a cruz na terra onde foi Ele crucificado.
A equipe Canção Nova fará a cobertura dos principais momentos da sucessão do atual Patriarca Latino, Dom Michel Sabbah que torna-se bispo emérito de Jerusalém e será sucedido por Dom Fouad Twal, atual coadjutor do Patriarcado de Jerusalém. O programa das principais cerimônias será:
Sábado, 21 de junho: Dia de Ação de Graças, na Basílica do Getsêmani, Jerusalém, missa celebrada por Dom Michel Sabbah.
Domingo, 22 de junho: Entrada solene do novo Patriarca, Dom Fouad Twal, na Basílica do Santo Sepulcro de Jerusalém.
Segunda-feira, 23 de junho: Primeira missa celebrada por Dom Fouad Twal na Basílica do Santo Sepulcro de Jerusalém.