Se você tem um amigo Judeu, hoje é o dia de desejar-lhe, um Feliz Ano Novo! Para ser mais específica: Shana Tova!
Bem, Vou tentar dar uma panorâmica geral desta bela festa Judaica…
Rosh Ha Shana significa Cabeça do ano na língua hebraica. O Ano judaico que está começando agora em 2013 é o ano 5774.
De acordo com a tradição judaica, Adão e Eva foram criados no primeiro dia do *mês de Tishrei, que foi o sexto dia da Criação. É a partir deste mês que o ciclo anual se inicia. Por isso, Rosh Hashaná é celebrado nesta época.
Historicamente, o primeiro Rosh ha Shaná aconteceu num dia de sexta-feira, ou seja, o sexto dia da Criação. Neste dia, Deus criou os animais dos campos e das selvas, e todos os animais rastejantes e insetos, e finalmente – o homem. Assim, quando o homem foi criado, encontrou tudo pronto para ele.
Neste dia de Ano Novo após a prece da noite, todos se cumprimentam falando: Leshaná Tová Ticatêv Vetechatêm (“Que sejas inscrito e selado para um ano bom”).
Há doze meses no ano, e há doze Tribos em Israel. Cada mês do ano judaico tem sua Tribo representativa.
Mas, quais são as tribos de Israel?
SÃO ELAS: Dã, Aser, Naftali, Manassés, Efraim, Rubem, Judá, Benjamim, Simeão, Issacar, Zebulão, Gade.
Tradicionalmente, na noite do Rosh ha Shaná os judeus vão à sinagoga rezar.
Ao final das orações, as famílias se reúnem em volta de mesas de jantar com diversas comidas típicas da ocasião.
| Vários alimentos simbólicos são ingeridos na refeição da primeira noite de Rosh ha Shaná, e um pedido é recitado para cada alimento.
Bem, por aqui a Cidade de Jerusalém está em festa até o próximo domingo dia 08 de Setembro e nós que aqui moramos vamos cada vez mais aprendendo a partilhando com nossos internautas… Paz e Bem! Cristiane Henrique – Comunidade Canção Nova *O calendário hebraico é um calendário do tipo lunissolar cujos meses são baseados nos ciclos da Lua, enquanto o ano é adaptado regularmente de acordo com o ciclo solar. Por isso ele é composto alternadamente por anos de 12 meses. |

