Peregrinar na Terra de Jesus, não é somente um passeio alegre em uma terra diferente, vai muito além, trata-se de experimentar um ambiente, importante não somente por sua história e por aquilo que representa no cenário mundial, e sim tocar numa terra não melhor, nem mais bonita do que outras. Porém, foi nesta terra que Deus quis manifestar para todo o mundo seu amor e sua presença. Esta é a graça que os peregrinos brasileiros estão fazendo nesses dias: conhecendo o santo da terra com mais profundidade: Jesus.
Chegaram ontem depois de longas horas de viagem dentro de um avião. O cansaço não foi barreira, algo novo estava à espera de cada um. Conduzidos pelo Dunga, membro da comunidade Canção Nova e pelos guias da peregrinação, todos se dirigem para Caná da Galiléia.
Foi aqui que Jesus realizou seu primeiro milagre: multiplicou o vinho dentro de uma festa de casamento. Os esposos puderam aqui renovar seu amor um pelo outro demonstrando que Jesus é sempre presente no meio das famílias.
Em seguida, todos se dirigiram para onde tudo começou, Nazaré, visitar a casa onde o anjo Gabriel anunciou a Virgem que ela conceberia o Salvador do Mundo.
A missa presidida por Pe Silvio César, sacerdote salesiano, foi celebrada ao redor da casa onde estava Maria quando recebeu o anúncio:
“E o Verbo se fez carne e Habitou entre nós e nós vimos sua Glória”.
Na manhã desta quarta-feira, foram primeiramente para o Monte das Bem Aventuranças. A beleza deste lugar não superou a emoção de ouvir o santo sermão onde este aconteceu.
Após a santa missa celebrada em uma capela ao ar livre, ao redor do Santuário, todos fizeram uma pausa para tirar uma foto juntos.
O dia foi intenso, logo em seguida havia outros lugares para visitar: Cafarnaum, a multiplicação dos pães, o primado de Pedro e o rio Jordão.
Chegando em Cafarnaum, cidade onde Jesus realizou a maior parte de seus milagres, curou a sogra de Pedro e chamou Mateus, o cobrador de impostos para ser seu discípulo, entram na Sinagoga.
Aqui Jesus pronunciou o discurso sobre o pão da vida: “Eu sou o pão descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente.
No primado de Pedro, lugar onde Jesus disse ao primeiro dos apóstolos: “Tu me amas, apascenta minhas ovelhas”, os peregrinos puderam se unir à sua voz dizendo, cada um ao seu modo: “Sim Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”.
Entrando no ônibus para a última parada: as águas do rio Jordão. Foi nessas águas que Jesus foi batizado por João Batista.
Cada um pode renovar as promessas batismais nas águas sobre as quais o “Espírito em forma de pomba repousou sobre ele”.
O caminho está apenas começando, seguindo os passos de Jesus, nesta quinta-feira, a exemplo de Jesus, sobem ao Monte Tabor para depois subir para a segunda parte da peregrinação rumo a cidade santa, Jerusalém.
Leandro César
Canção Nova
Terra Santa