Aconteceu em Jerusalém entre 26 de novembro e 2 de dezembro IV Congresso Internacional dos Comissários da Terra Santa de todo o mundo.
Estiveram presentes no Congresso o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, o Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom José Octávio Ruiz Arenas, o ministro-geral da Ordem dos Frades Menores, Fr. Michael Perry, o Custódio da Terra Santa, Fr. Francesco Patton, além de 70 comissários provenientes de todo o mundo.
“Os comissários tem a função de difundir em todo o mundo a devoção pelos Lugares Santos e fazer com que eles cheguem às famílias e às Igrejas Locais. Cabe a eles, ainda, promover a Coleta da Sexta-Feira Santa, iniciativa instituída por Papa Paulo VI em favor dos Lugares Santos e dos cristãos que vivem no Oriente Médio. Outra dimensão é promover peregrinações na Terra Santa”. Essa foi uma explicação pelo responsável do Escritório de Coordenacão dos Comissários da Terra Santa, Fr. Marcello Cichinelli.
Os participantes do Congresso tiveram a possibilidade de participar de celebrações na Basílica do Santo Sepulcro, no Gêtsemani e de rezar as vésperas no Cenáculo, em Jerusalém. Em Belém, eles viveram a experiência de iniciar o tempo litúrgico do Advento, em preparacão para o Natal, na Terra onde Jesus nasceu.
Guiados por professores do Studium Biblicum Franciscanum, os comissários fizeram excursões bíblicas e arqueológicas.
O IV Congresso teve como objetivo principal aprofundar a dimensão evangelizadora dos comissários da Terra Santa por meio de reflexões, estudos, orações, visitas guiadas e trocas de experiências.
De fato, os comissários permitem que os peregrinos redescubram na Terra Santa a vida de Jesus de Nazaré, de sua Mãe Maria e da Igreja dos Apóstolos. Cada animador espiritual dos peregrinos é como um mestre que ensina, por meio da visita aos Lugares Santos, a ler nas pedras o Quinto Evangelho.
Os instrumentos de Comunicação da Custódia da Terra Santa, como o Christian Media Center https://www.cmc-terrasanta.org/ e o site http://www.custodia.org/, fizeram ampla cobertura do evento com reportagens, postagens nas redes sociais, programas e transmissões dos momentos mais importantes do Congresso.