A batalha espiritual

Imagem de São Miguel sob o pôr do sol

Imagem do Arcanjo São Miguel no alto da abadia de Saint Michel sua la Mer

Quando se fala na batalha entre anjos e demônios, todos imaginam exércitos se degladiando nos céus. A verdadeira luta, no entanto, é espiritual, tem objetivos espirituais e está flagrantemente cada vez mais pendida para um dos lados.

O texto transcrito abaixo foi ditado para a mística italiana Maria Valtorta em 19 de junho de 1943, em plena Segunda Guerra Mundial. Trata-se de uma das constantes locuções diárias de Jesus Cristo anotadas em seus “Cadernos”. Não é um ensinamento oficial da Igreja, pois seus escritos místicos nunca foram aprovados pelo Sagrado Magistério, por isso recomendo discrição e análise cuidadosa e, sobretudo, que não se divulgue como ensinamento aprovado pela Igreja.

Reproduzo-o aqui (e comento alguns trechos) considerando como digno de fidelidade porque nunca encontrei erros doutrinários em mais de 5 mil páginas que já li da autora em sua obra completa “O Evangelho como me foi revelado”, pela qual ela é mais conhecida. Muito pelo contrário, ela sempre alimentou a minha fé e fidelidade à Deus e à Igreja Católica. Também porque entre seus leitores encontravam-se Santa Teresa de Calcutá e São João Paulo II, além de se terem notícias de que seus escritos foram elogiados como fidedignos por São Pio de Pietrelcina e em uma das alocuções de Nossa Senhora em Medjugorie.

Jesus disse: «Dias atrás o Padrever nota escreveu que estava perplexo com a verdadeira origem do flagelo atual “porque um reino dividido em si não é mais um reino”. Vou mostrar ao Padre que isso pode acontecer, se a divisão for somente aparente.

Lúcifer, em suas manifestações, sempre tentou imitar a Deus. Assim como Deus deu a cada nação seu anjo da guarda, Lúcifer deu a ela seu demônio. Mas, assim como os diferentes anjos das nações obedecem a um único Deus, os diferentes demônios das nações obedecem unicamente a Lúcifer. A ordem dada por Lúcifer no presente caso aos diferentes demônios não é diferente para cada um dos Países. É um pedido único para todos. Por isso, entende-se que o reino de Satanás não está dividido e, portanto, dura.

Esta ordem pode ser expressa assim: “Semeia horror, desespero, erros, para que os povos se afastem de Deus, amaldiçoando-O”. Os demônios obedecem e semeiam horror e desespero, extinguem a fé, estrangulam a esperança, destroem a caridade. Nas ruínas semeiam ódio, luxúria, ateísmo. Eles semeiam o inferno. E eles têm sucesso porque já encontraram o terreno preparado. Meus anjos também lutam para defender o país que designei para eles. Mas meus anjos não encontram terreno fértil. Suas influências continuam sem sucesso em comparação com os inimigos infernais.

Para vencer, meus anjos devem ser ajudados por almas vivas no bem e para o bem. Vivendo em Mim. Eles encontram alguns. Mas são muito poucos em comparação com aqueles que não acreditam, não amam, não perdoam, não sabem sofrer. É hora de repetir: “Satanás pediu para peneirar”. E, pelo peneiramento, fica evidente que a corrupção é como nos tempos do dilúvio, agravada pelo fato de vocês terem o Cristo e sua Igreja, enquanto no tempo de Noé eles não tinham.

Já disse e repito: “Esta é uma luta entre o céu e o inferno”. Vocês se enganam com as aparências. Atrás de suas posições, anjos e demônios lutam. Por trás de seus pretextos está o verdadeiro motivo: a luta de Satanás contra Cristo. Esta é uma das primeiras seleções da humanidade, que está se aproximando de sua hora final, para separar a colheita dos eleitos da colheita dos réprobos. Mas infelizmente a colheita dos eleitos é pequena comparada à outra. Quando Cristo vier para vencer o eterno antagonista em seu Profeta, ele encontrará poucos marcados, em espírito, pela Cruz.”

nota: Pe Migliorini, diretor espiritual de Valtorta, quando informado de que a guerra em curso tinha viés sobrenatural ou seja, era uma investida satânica sobre a humanidade, duvidou, pois não acreditava que Satanás estaria lutando contra si mesmo servindo-se dos nazistas e também dos aliados.

Comentário:

“isso pode acontecer, se a divisão for somente aparente”: o Reino que o demônio tem instaurado nos últimos séculos é um reino de ódio contra Deus e contra os homens. Isso faz a sua unidade. Não importa, portanto, de onde vem a ira contra a Igreja: de outras religiões e seitas, de organismos internacionais, de pessoas públicas ou não, sempre é e sempre será um ódio motivado e alimentado pelo demônio.

Do mesmo modo, o ódio contra qualquer ser humano e tudo que é moralmente digno ou verdadeiro tem a mesma origem demoníaca. Aparentemente homens lutam contra homens ou nações contra nações, mas não existe divisão ou oposição nesta luta, TODOS lutam a favor da dominação do mal sobre o mundo, servindo ao propósito satânico.

Por isso a Virgem Santíssima se apresenta em muitos lugares como Rainha da Paz e, insistentemente pede para que sejam recitadas orações e realizados sacrifícios pessoais pela Paz no mundo. Retiremo-nos, portanto, do exército demoníaco que promove e alimenta o ódio e ofereçamos sacrifícios e orações constantes pela Paz.

“A ordem dada por Lúcifer no presente caso aos diferentes demônios não é diferente para cada um dos Países. É um pedido único para todos.”: assim como os demônios são designados para perder os países, são designados para tentar os homens. Mesmo que um país lute contra outro país e o ser humano cultive inimizades com outros homens e mulheres sob a inspiração de diferentes demônios, existe uma unidade na orientação demoníaca.

A vitória, para eles, é a destruição: que a guerra cause o máximo de estragos e perdas de vidas possíveis dos dois lados, que o maior número de homens e mulheres odeiem à Deus e se sintam desamparados por Ele, que o maior número possível de almas se percam, tornem-se instrumentos diabólicos e, posteriormente, desçam para a condenação eterna.

“Semeia horror, desespero, erros, para que os povos se afastem de Deus, amaldiçoando-O”: atualmente a grande semeadura demoníaca é realizada através dos meios de comunicação. São ancorados nos meios oficiais dos grandes conglomerados de comunicação, mas são pulverizados através das redes sociais, numa imensa massa de manobra de “doutrinados” para a morte, o ódio e o caos.

Não bastasse a propagação da cultura da morte, o principal objetivo nesta instrução é que os seres humanos se afastem cada vez mais de Deus, desconfiem de seu poder e misericórdia, e lancem heresias no mundo culpando Deus por não intervir nos crimes hediondos cometidos pelos próprios homens e nações que gozam do seu direito de liberdade.

Conseguem, assim, a Apostasia, com a descrença de muitos em Deus e na Igreja e se tornam verdadeiros “cavalos” de Satanás propagando o seu poder e se perfilando com as hordas demoníacas que amaldiçoam ininterruptamente a Deus. Tudo isso se resume a: “Eles semeiam o inferno.

“E eles têm sucesso porque já encontraram o terreno preparado. (…) meus anjos não encontram terreno fértil.”: aqui se apresenta a grande causa de uma certa igualdade no combate: a imensa maioria da humanidade é terreno fértil para as sugestões demoníacas.

Se a Graça Santificante faz os anjos inigualavelmente superiores aos demônios, no tempo presente, onde se misturam anjos-homens-demônios, a humanidade pende em peso para o lado demoníaco. Quando quase a plenitude da atuação no mundo visível se deve aos homens, o desequilíbrio se torna brutal.

É necessário que os cristãos se tornem terreno propício para a orientação dos anjos e a realização das obras de Deus no mundo e isso só é possível para aqueles que vivem em estado de Graça Santificante. O arrependimento ao pecar e a vivência do Sacramento da Reconciliação o mais rápido possível é a condição exigida para estar diariamente ao lado do “exército” de Deus onde “Para vencer, meus anjos devem ser ajudados por almas vivas no bem e para o bem. Vivendo em Mim.”

“Eles encontram alguns. Mas são muito poucos em comparação com aqueles que não acreditam, não amam, não perdoam, não sabem sofrer.” Sejamos honestos: quantos amam, perdoam e sabem assumir o sofrimento sem acreditar que é um “castigo de Deus”? Nesse sentido entende-se porque Jesus questiona se, quando voltar, o Filho do Homem (Ele mesmo) encontrará Fé sobre a terra. Muitos professam-se cristãos, mas poucos vivem intimamente unidos à Cristo.

É hora de repetir: “Satanás pediu para peneirar”: neste fim dos tempos ou, na referência do próprio Jesus, neste momento de separar o joio do trigo, pois ambos estão maduros, chegou o tempo da colheita como Ele se refere mais adiante dizendo “que está se aproximando de sua hora final, para separar a colheita dos eleitos da colheita dos réprobos.”

“a corrupção é como nos tempos do dilúvio, agravada pelo fato de vocês terem o Cristo e sua Igreja, enquanto no tempo de Noé eles não tinham.”: mesmo tendo à disposição todos os meios de santificação através da graça de Cristo e dos sacramentos da Igreja, poucos assumem a Santidade como meta de vida. Isso torna a culpa ainda maior e, se antes a humanidade foi punida pela água, agora deverá ser pelo fogo (2Pe 3,5).

“Vocês se enganam com as aparências. Atrás de suas posições, anjos e demônios lutam. Por trás de seus pretextos está o verdadeiro motivo: a luta de Satanás contra Cristo.”: no tempo presente, sob a influência do mundo visível, poucos conseguem enxergar além das aparências.

Duas atitudes se tornam imprescindíveis sob essas circunstâncias: investir na santificação pessoal para não ser instrumento nas mãos dos demônios e oferecer orações e sacrifícios para a Paz no mundo e conversão dos pecadores. Conforme ensinado por São Pio de Pietrelcina e repetido em inúmeras aparições da Virgem Maria, a oração do Rosário (ou terço) foi investida de um grande poder na luta espiritual neste final dos tempos, causando verdadeiros estragos nas ações e maquinações do inimigo. Rezemos.

“Esta é uma das primeiras seleções da humanidade, que está se aproximando de sua hora final,”: uma das primeiras pois se conta todas as guerras subsequentes, mesmo locais, como “outras seleções” ou peneiramentos e aquelas anteriores a essa, principalmente as revoluções (Francesa e Russa).

Em outro ditado a Maria Valtorta, Jesus dá a conhecer que o terreno para o AntiCristo está sendo preparado com morte e sangue a várias gerações, como os profetas prepararam a vinda de Cristo por longo tempo.

Atualmente, enquanto não surge outra guerra de dimensões globais, esse alicerce é preparado localmente através das guerras e conflitos locais e, globalmente, através dos incontáveis abortos praticados abertamente (sob aparente legalidade) ou não.

“Quando Cristo vier para vencer o eterno antagonista em seu Profeta,”: seu eterno antagonista (Lúcifer) em seu Profeta (o AntiCristo).

“ele encontrará poucos marcados, em espírito, pela Cruz.”: aqui Ele reforça o sinal de eleição dos poucos cristãos que Ele deverá encontrar, trata-se da Graça Santificante que só pode ser realmente vista pelo Cristo e seus anjos, pois é um sinal espiritual na alma que também é imaterial. Então, que fique claro, os que se encontram atualmente livres do pecado mortal, possuem o sinal de Cristo. Somente estes estão ligados à verdadeira videira e possuem a vida em si.

A grande maioria dos batizados abdicou da sua união com Cristo escolhendo satanás e suas obras: o pecado. Hoje, no tempo da misericórdia, esse sinal de eleição facilmente pode ser recuperado através de uma Confissão válida com um sacerdote.

Quando Cristo se manifestar, não haverá tempo e todas as Virgens Imprudentes (Mt 25,1-13), embora “virgens” pela graça batismal recebida, ficarão fora do Reino, pois não possuirão óleo para suas lâmpadas. O óleo é a Caridade ou Amor a Deus que só existe verdadeiramente no estado de Graça.