Características do Carisma Canção Nova

Não me sentei para escrever um projeto do que seria a nossa vida em comunidade.  Não fui buscar nos santos, nem nas experiências das congregações religiosas.  Não.  Tudo nasceu da vida.  Fomos colhendo da vida.  Pouco a pouco foram saltando as características da nossa vida.  Elas dizem o que somos.  Eu as apresento aqui como elas se mostram hoje.

1.  Somos homens e mulheres de Deus: Somos consagrados 

Quanto a mim, posso dizer que sou de Deus, homem de Deus.  Esta é a primeira e a principal realidade em mim: sou “homem de Deus.” Não me foi fácil aceitar esse termo: “homem de Deus” porque ele trazia os contágios de uma mentalidade passada.  Julgava grande demais para mim: era uma presunção.  Hoje entendo de maneira diferente.  Não é mérito, mas disposição gratuita de Deus.  Ele me criou para eu ser d’Ele, exclusivo d’Ele, pertencente a Ele, à serviço d’Ele.  Fui criado para isso: para ser homem de Deus, dedicado a Deus, dedicação integral, isto é, toda a vida.  Vivo para Deus, para a Sua causa, para a Sua obra, para o Seu serviço, para a realização do Seu projeto. Isso foi e tem sido uma descoberta. 

Sei que tenho vivido em muitas fraquezas, mas vejo, já não posso mais negar que sou “homem de Deus.” O que faço é tomar, sempre cada vez mais, consciência do que eu sou e em conseqüência assumir com simplicidade aquilo que sou, aquilo para que fui criado. O que eu descobri, os outros descobriram também: Somos uma fundação.  Os membros foram criados em cacho.  Por isso têm todos as mesmas características fundamentais. Os membros da Canção Nova são, antes de tudo, homens e mulheres de Deus.  Vocacionados para isso: para ser de Deus.  Viver para Deus.  Trabalhar para Deus.  Investir a vida toda no Seu serviço.  Na realização do Seu plano.  Isso tem sido uma constante descoberta.  É nisso que nos identificamos.  Somos muito diferentes como pessoas.  Mas nisso nos identificamos: somos de Deus.  E isso nos une.

2.  Essa pertença a Deus se expressa e se realiza cada vez mais 

a) – Na oração pessoal

Dar-se tempo de estar diante de Deus, como diante do sol. Conquistar uma crescente intimidade com Deus. Isso é que dá a cada um vida, transformação, cura e frutos. É um empenho e compromisso pessoal.  Ninguém pode fazer por mim.    

b) – Na busca do conhecimento pessoal da palavra de DeusConhecimento no sentido bíblico de experimentar, de saborear.  A palavra de Deus na Bíblia é o alimento, “geléia real” dos homens de Deus.  Ela e somente Ela é que forma os Profissionais de Deus. 

c) – Na oração comunitária

Somos uma comunidade, somos Igreja doméstica.  É preciso celebrar comunitariamente o Senhor da Glória.  Aquele que é a razão da nossa vida e da nossa missão.  Na oração partilhada, as riquezas de cada um enriquecem sobremaneira o todo.  Na oração comunitária, colocamos em exercício os dons do Espírito Santo, que são as ferramentas e as armas dos profissionais de Deus.  Na oração comunitária colhemos as orientações concretas de Deus para as nossas vidas e os rumos para a comunidade, aqui e agora.              

d) – Na celebração da Eucaristia

É o encontro pessoal diário com Aquele de quem somos e para quem trabalhamos.  Nela nos associamos realmente ao louvor de toda a Igreja, no louvor da humanidade, do universo.  Nela nos colocamos dentro do mistério da morte e ressurreição de Cristo que é a fonte da vida, que faz homens novos para um mundo novo.  Nela trazemos a cada dia o que somos, o que fazemos e cada um daqueles para os quais vivemos e trabalhamos.  A celebração da Eucaristia é o ponto de chegada e de partida da nossa vida e da nossa missão.

Equipe vocacional

email: vocacao@cancaonova.com

Comments

comments