O Núcleo da Comunidade Canção Nova

O Núcleo da Comunidade Canção Nova

Núcleo na Canção Nova é um modo de compromisso que descreve uma vida de dedicação integral.

Os membros do Núcleo que são solteiros(as), celibatários(as), seminaristas ou padres, moram em residências comunitárias, seja nas dependências da própria Comunidade ou em moradias próximas umas das outras a fim de favorecer o convívio fraterno. São residências femininas ou masculinas.
Missionário do Núcleo da Comunidade Canção Nova

Missionários do Núcleo da Comunidade Canção Nova

 Uma dedicação de vida integral

A Divina Providência que se manifesta de forma muito concreta pela generosidade de muitas pessoas que realizam doações espontâneas, participam em nossos eventos, adquirem produtos de evangelização etc.
Em conformidade com o Magistério da Igreja, a Comunidade é responsável pela subsistência digna: alimentação, saúde, vestuário e descanso anual de seus membros.

A disponibilidade para remanejamento dos membros do Núcleo, em qualquer estado de vida, vem do compromisso missionário com a Comunidade; em obediência, colocam-se prontos para o apostolado onde for necessário.

Os membros do Núcleo garantem a continuidade do Carisma Canção Nova, pois viver em comunidade é seu primeiro chamado e fonte do Carisma. Essa continuidade exige zelo para manter a fidelidade à inspiração original.

Nosso primeiro chamado é viver em comunidade

Padre Jonas Abib fez o apelo aos jovens para viverem em Comunidade:

“Quem está disposto a deixar sua casa, estudo e até mesmo o namoro para dar um ano de sua vida para Jesus, para vir viver em comunidade e fazer o que eu faço com vocês?”

A pergunta surgiu de uma inspiração de Deus e foi feita após um tempo de Catecumenato com os jovens. O grupo já vinha se reunindo, e neste dia seria o encerramento de um dos encontros. Padre Jonas é quem conta:

“Fiz a primeira palestra, já prevista. Como era o fim de semana de Cristo Rei, falei sobre a majestade, a soberania, o senhorio de Jesus. A palestra, sem que eu imaginasse, preparou o ambiente para que eu fizesse a proposta aos jovens. Para meu espanto, uma turma enorme se levantou. Refiz a pergunta e o mesmo número aceitou. Então eu disse a eles que tinham até janeiro para me dar uma resposta por escrito, com a permissão de seus pais.”

Padre Jonas Abib, fundador da Canção Nova, membro do núcleo

Padre Jonas Abib na Sala do Chamado na Canção Nova em Queluz/SP

 

Pouco mais de dois meses depois, no dia 2 de fevereiro de 1978, se inaugurava a Comunidade Canção Nova, com 12 pessoas.

Quer conhecer um pouco mais do carisma? Confira a matéria descoberta vocacional e faça o seu cadastro cadastro