Há um tempo oportuno para tudo em nossa vida

Tudo tem seu tempo

No livro do Eclesiastes 3, 1-8 o Senhor nos diz: “Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de destruir e tempo de construir; tempo chorar e tempo de rir; tempo de lamentar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de as ajuntar; tempo de abraçar e tempo de se afastar dos abraços; tempo de procurar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de jogar fora; tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar; tempo do amor e tempo do ódio; tempo da guerra e tempo da paz”. 

Certa vez, o Papa Francisco, numa de suas homilias na Capela Santa Marta, falou sobre “o dono do tempo”. Ele disse: “ai de quem se ilude que é dono do próprio tempo. Podemos ser donos do momento no qual vivemos, mas o tempo pertence a Deus e ele nos doa a esperança para o viver. Muitas vezes, vivemos correndo pensando que podemos ter domínio sobre o nosso tempo. Nos organizamos para “dar conta” de todos os nossos afazeres. Fazemos até curso para aprender a organizar o nosso tempo. Mas será que conseguimos viver bem o tempo que temos?

O cristão sabe viver o momento

O Papa, meditando sobre o Evangelho, nos diz que o “Senhor aconselha-nos duas coisas, que são diferentes segundo o modo como vivemos. Porque é diferente viver no momento e viver no tempo. O cristão é aquele que sabe viver o momento e o tempo. Podemos até nos tornar senhores do momento que estamos vivendo, mas, do tempo, há somente um senhor: Jesus Cristo.

Por isso,  o Papa continua a nos ensinar: «Não vos deixeis enganar». Todo cristão precisa viver o momento sem se deixar enganar e para isso,  precisamos do Espírito Santo, para que Ele nos oriente por meio da oração e pelo Dom do discernimento. O discernimento, explicou o Papa, “serve para conhecer os verdadeiros sinais, para conhecer a estrada que devemos empreender neste momento” e a oração é necessária para viver bem este momento.

relógio marcando o tempo

Mas, e o tempo?

Em relação ao tempo, nós não podemos fazer nada, disse o Papa. Não existe uma virtude humana que sirva para exercer algum poder sobre o tempo. A única virtude capaz de aceitar o desafio do tempo é um dom de Deus: a esperança. Por isso, a oração e o discernimento são para cada momento que vivemos; e a esperança para o tempo, dessa forma, disse o Papa, “o cristão caminha na estrada do momento, com a oração e o discernimento. Mas deixa o tempo à esperança”.

Em que momento você está?

Todos os dias precisamos pedir a Jesus a graça de reconhecer o tempo que estamos vivendo para não deixarmos passar o momento da Graça. Reconhecer Jesus que vem ao nosso encontro de diversas formas. Ele passa por nós por meio de um amigo, um familiar, ou por meio de uma música que escutamos… Jesus passa, Ele “bate à nossa porta”, Ele nos visita, Ele nos chama.

Peça a Jesus a graça de reconhecer a Sua Voz, o momento da vida em que você se encontra. “Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu”. Tempo de ouvir e tempo de responder. Tempo de reconhecer e tempo de decidir. Tempo de oração e discernimento e tempo de esperança.

Caminho Vocacional com a Comunidade Canção Nova

card com a data para inscriçãoE, se você estiver no tempo de responder ao chamado que Jesus te faz para segui-Lo mais de perto e tornar um discípulo, ouse dar os passos necessários e trilhe um caminho de discernimento vocacional.

2024 já está batendo à porta… Para fazer o Caminho Vocacional com a Comunidade Canção Nova em 2024, preste atenção nesta data! ⬅️

Estamos nos organizando para te acolher e acompanhar neste caminho de descoberta da vontade de Deus, estaremos recebendo a sua inscrição para o Caminho Vocacional 2024 até o dia 26 de novembro de 2023. Converse com Jesus, examine a sua vida e o seu coração. E, se for um chamado de Jesus, não tenha medo de se pôr à caminho com Ele. É Ele quem te conduzirá. Ele vai caminhar com você e não permitirá que os seus passos se desviem ou que você erre a estrada.

Deus abençoe você!

 

 

 

 

 

 

Vocação Canção Nova

Comments

comments