Jesus está no nosso meio

O Tempo Pascal (período que começa no Domingo da Páscoa e vai até o Pentecostes) é um tempo muito especial para a Comunidade Canção Nova, “podemos até dizer que estamos vivendo um Tempo Forte. Um Tempo Forte de estar com o Senhor, Tempo Forte de relacionamento profundo. São esses Tempos Fortes que vitalizam todo o restante da nossa espiritualidade. Eles são fontes” (Nossos Documentos nº 1230). Estes tempos renovam a nossa Esperança e o Amor. Renovam a nossa espiritualidade e vida de oração.

“A nossa espiritualidade é a espiritualidade da oração ao ritmo da vida. É aquela atitude orante, que perpassa todo o nosso dia e a nossa atividade. É a oração que brota espontânea daquilo que vivemos em cada momento”(Nossos Documentos nº 1212). É a espiritualidade de Jesus Ressuscitado, Jesus em meio a nós, na comunidade, caminha conosco em nas situações ordinárias, em cada momento. É assim que O encontramos.

Fora da comunidade é difícil encontrar Jesus!

Ele reza conosco enquanto trabalhamos na transmissão da Missa pela TV ou do Santo Terço na Rádio. Ele abençoa as crianças enquanto os pais as levam para a escola. Ele nos desperta, vai conosco até o Rincão do meu Senhor e realiza prodígios na vida das pessoas, por meio de um momento de oração que estamos conduzindo e ajudando o povo a encontrar-se com Ele. Ele parte o pão todos os dias no Santuário do Pai das Misericórdias. É assim que o encontramos.

É assim, na comunidade, que descobrimos o Seu rosto. Enquanto partilhamos momentos de trabalho, oração, formação, alegrias, medos, dores e tudo aquilo que vivemos com os irmãos. Reconhecemos Jesus nas feridas do corpo: num irmão que sofre com uma enfermidade grave, numa família que perde um ente querido, nas diferenças, nos egoísmos, nas feridas de nossa história…

São os sinais da Misericórdia, do Sacrifício, do Amor do Corpo que vence o ódio, do Perdão que desarma a vingança, os sinais da Vida Nova que derrota a morte.  É na comunidade, no dia a dia da Missão, aceitando o desafio de permanecer nela, mesmo que não seja perfeita, que encontramos Jesus.

Família com a filha

Atingidos pela Ressurreição

Como nos ensina João Paulo II “este mundo, por obra do homem, foi atingido pela corrupção do pecado; ficou sujeito à morte; o tempo tornou-se o metro da vida, que mede horas, dias e anos desde a concepção do homem até à sua morte. A Ressurreição insere neste mundo, sujeito ao pecado e à morte, o Dia Novo.” E ele continua: “este Dia é o fermento da Nova Vida, que deve crescer no homem ultrapassando nele o limite da morte.”

É tempo de abrir o coração à palavra de Deus, à Cristo Ressuscitado, que nos apresenta um caminho pelo qual podemos orientar a nossa vida. A vida nova em Jesus ganha um novo sentido e é verdadeiramente digna de ser vivida. “O pecado desequilibrou o homem e apenas a Salvação trazida até o seu íntimo, ao seu centro, pode reequilibrá-lo e salvá-lo. Se você aceitar receber Cristo em todas as “etapas do seu ser”, seu Espírito Santo, lentamente, o transforma”. (Construir o homem e o mundo, pg. 33)

Ser salvo por Deus é justamente isto: ser alcançado pelo poder da ressurreição de Cristo enquanto vivemos neste mundo. Quando isso acontece, a gente renasce, uma nova vida tem início imediatamente para nós. O Senhor não só tem o poder de curar, mas também de perdoar os pecados. Ele veio salvar a pessoa inteira: alma e corpo. Ele é o médico e o remédio. E para fazer com que essa vida nova aconteça em mim e em você, Ele pergunta: “Você crê em mim? Crê na força de minha ressurreição? Você aceita a salvação que estou lhe oferecendo?”.

Testemunhas da vida nova

Padre Jonas nos ensina nos Nossos Documentos que “evangelizar também é isso: é tirar do homem velho o Homem Novo. É formar o homem para que viva à maneira nova trazida por Jesus. E esta é a Boa-Nova: ISTO É POSSÍVEL. Este é o Dom da Canção Nova: anunciar essa possibilidade e realizá-la. Torná-la real, em cooperação com o Espírito Santo. Nós anunciamos e levamos aos outros o que Ele já está fazendo em nós. Somos portadores de uma experiência vivida. Somos a demonstração de que isto é possível: Deus já o está realizando em nós. Estamos preparando a matéria-prima do Mundo Novo em gestação: Homens e Mulheres Novos”.  (Nossos Documentos, nº 948)

De fato, a nossa espiritualidade é muito concreta. Ao mesmo tempo que vivemos com Ele, a Sua ressurreição nos transforma e, assim, podemos testemunhá-Lo. Nós não esperamos estar formados ou totalmente transformados, curados, para testemunhá-lo. “O homem só se constrói agindo… Humana e sobrenaturalmente o homem não pode realizar-se, senão trabalhando por realizar o mundo.” (Construir o homem e o mundo, pg. 17)

Quando Padre Jonas nos fala do mundo, é um mundo que se encontra com o Ressuscitado: “quando falo em Mundo Novo (e o destaco com letra maiúscula), não estou falando simplesmente em um mundo melhor agora, no momento presente, e nem somente neste mundo que vai se tornando novo. Apesar de que queremos que isso aconteça também. Buscamos e damos o nosso melhor para que este mundo seja melhor. Que ele se renove, se torne cada vez mais novo. Mas, quando falo em Mundo Novo, estou falando do mundo que há de vir com a volta de Jesus, na qual cremos e esperamos em alegre expectativa. O Mundo Novo virá com a vinda de Jesus”. (Nossos Documentos, nº 949)


Gravação Canção Nova

Canção do Homem Novo

“Existe uma “Canção Nova”, uma música nova, que é do homem novo, da nova criatura, do Mundo Novo. Música de Deus que faz novas todas as coisas” (Nossos Documentos nº 1605). Esse é nosso chamado. Essa é nossa espiritualidade. É assim que nos relacionamos com Jesus e testemunhamos a Sua Ressurreição. A partir do nosso Encontro Pessoal com Jesus Ressuscitado, começamos a viver uma vida nova que permeia todas as realidades da nossa vida. É um sistema de vida em Deus e para Deus.

Esta é a nossa vida e a nossa Missão. Uma depende da outra, como um sistema interligado. Nós evangelizamos, testemunhamos o Ressuscitado com a vida que vivemos, com aquilo que o Senhor realiza em nós, e cremos que Ele pode realizar em cada um que se encontra com Ele. ” Tudo o que fazemos, toda a evangelização que realizamos, todos os encontros que preparamos, todo o trabalho que fazemos, toda a nossa vida está em função deste objetivo para o qual Deus nos chamou à existência: formar homens novos para o Mundo Novo”. (Nossos Documentos nº 1026)

Preparar a Segunda Vinda de Jesus

Esta é Missão da Canção Nova! Estamos preparando e tornando cada vez mais próxima a vinda do Senhor Jesus. Ele vai inaugurar esse Mundo Novo. Ele vai reordenar todas as coisas. Ele vai reger essa Sociedade Nova. Essa é a contribuição que somos chamados a dar. Como João Batista, somos chamados a bem preparar para o Senhor um povo que possa recebê-lo; que possa participar dessa nova ordem, dessa sociedade nova: Céus Novos e Terra Nova. 

A Canção Nova não é a única, outras comunidades e consagrados na Igreja também foram chamados a realizar o mesmo. Nisso, eles têm uma vocação semelhante à nossa. Mas cabe a nós realizar esta importante e urgente missão como prioridade em nosso viver e agir, porque essa é uma característica específica do nosso Carisma.

Evangelizar pelo poder do Espírito

No Evangelho de São Marcos, Jesus diz: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!” (Mc 16,15). A nossa pregação não pode ser uma simples pregação. O Senhor quer agir, falar, operar, curar, consolar e converter pela ação do Espírito Santo, em nossas pregações. A Palavra do Senhor é clara, Ele confirma a Palavra através dos milagres e prodígios. Por isso, nos Acampamentos de Oração, nos programas de TV e Rádio, levamos a Palavra de Deus no poder do Espírito.

“A Canção Nova é carismática de berço, de nascimento. Trazemos a espiritualidade da Renovação Carismática Católica (RCC). Somos carismáticos porque usamos os dons carismáticamente” (Nossos Documentos nº 918). Para que o Homem Novo e a Mulher Nova cresça em nós, para que as pessoas experimentem uma vida nova, façam a experiência pessoal com o Ressuscitado e a Sua Misericórdia, é necessário usar os dons carismáticos de modo particular e comunitário.

Aproveite este Tempo Forte! Aproveite este Tempo de Graça!

Comments

comments