Dezembro marcou profundamente a história do Padre Jonas. Além de ser o tempo do Advento — e a Canção Nova nasceu para preparar um povo bem disposto para a segunda vinda de Jesus — é também o mês em que celebramos seu sacerdócio, sua Páscoa e seu aniversário natalício.
Legado é aquilo que se transmite de uma geração a outra, seja material ou de valor imaterial. Para a Canção Nova, esse legado é o carisma que Padre Jonas assumiu e deixou como herança espiritual.
Quem foi o responsável pelo legado?
Padre Jonas Abib dedicou integralmente sua vida ao anúncio do Evangelho. Ele marcou a história da evangelização no Brasil por meio da música, da pregação e dos meios de comunicação.
Nasceu no dia 21 de dezembro de 1936, na cidade de Elias Fausto (SP). É filho de Sérgio Abib, de ascendência sírio-libanesa, e de Josepha Pacheco Abib, de ascendência italiana.
Aos 12 anos, mudou-se para o município de Lavrinhas (SP) para iniciar os estudos na Congregação Salesiana.
Estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia, em Lorena (SP), e Teologia no Instituto Teológico Salesiano Pio XI, em São Paulo (SP). Foi ordenado sacerdote em 1964 e adotou o lema “Feito tudo para todos”.
Monsenhor Jonas iniciou seus trabalhos com os jovens promovendo encontros e retiros para a juventude de São Paulo (SP). Depois de ingressar na Renovação Carismática Católica (RCC), em 1971, empenhou-se ainda mais no trabalho com a juventude.
Foi um dos religiosos que mais se destacaram na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina, utilizando os meios de comunicação, e com a realização de grandes encontros de evangelização. Dedicou-se incessantemente ao anúncio do encontro pessoal com Cristo e da efusão no Espírito Santo, para uma mudança radical de vida em busca da santidade.
Foi pregador, músico, escritor e articulista do Portal e da Revista Canção Nova. Ocupou o cargo de vice-presidente da Diretoria Executiva da Fraternidade Católica Internacional, órgão ligado ao Pontifício Conselho para Leigos da Santa Sé, em Roma, e foi um dos membros do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica no Brasil (RCC).
Mesmo após sua morte, segue sendo reconhecido por sua intensa paternidade espiritual diante dos inúmeros de filhos que encontrou ao longo da missão.
Confira a biografia de Padre Jonas Abib
Como esse legado foi construído?
A Comunidade Canção Nova foi fundada em 02 de fevereiro de 1978 com um grupo inicial de doze pessoas — entre jovens, religiosas e o próprio sacerdote.
Com a necessidade de ampliar a evangelização da Comunidade Canção Nova, que tem a missão de evangelizar comunicando Jesus e a vida nova que Ele veio trazer, por meio de encontros e meios de comunicação social, em 25 de maio 1980, inaugurou a Rádio Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), e em 1989, a TV Canção Nova.
A Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação e da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova, foi criada em 1982 por Padre Jonas, em vista de impulsionar a evangelização através do rádio, da TV, da internet e demais meios.
Para o fundador, seu principal patrimônio não era material, mas espiritual.
“Eu recebi de Deus um carisma. Um carisma se recebe, ninguém o produz; e eu recebi o chamado de Canção Nova, que é produtor de tudo isso. Então, o meu legado é o Carisma Canção Nova, e o que eu quero é que os meus vivam o carisma; e quanto mais eu o viver, mais a Canção Nova será produtiva, mais ela haverá de realizar a sua missão, mais e mais almas ela atingirá. O legado que eu deixo agora é o Carisma Canção Nova”.
Legado construído que ficou na história
Em 2002, Monsenhor Jonas Abib encontrou-se com o Papa João Paulo II, o que foi, para ele, a confirmação de sua missão. Em 2006, recebeu o prêmio Santa Clara, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo documentário Concílio Vaticano II, produzido pela TV Canção Nova.
Aos 70 anos, gravou o DVD “Como é linda a nossa família”. O show foi realizado no teatro da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ) e lançado no dia 2 de fevereiro de 2008, quando a Comunidade completou 30 anos.
No dia 17 de outubro de 2007, recebeu do Vaticano o título de Monsenhor, a pedido de Dom Benedito Beni dos Santos, então bispo da Diocese de Lorena (SP), da qual a Canção Nova faz parte. Um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus.
No dia 21 de dezembro de 2007, a Igreja Maronita concedeu ao Monsenhor Jonas Abib o título de Corepíscopo. Os maronitas são católicos que têm no Papa sua máxima autoridade, mas seguem rito oriental próprio. Na Igreja Maronita existem três graus de monsenhor, o Corepíscopo é o mais elevado, abaixo do bispo.
Em janeiro de 2010, ele pôde celebrar a admissão da Canção Nova, oficialmente, na Família Salesiana, aprovada pelo Conselho Geral dos Salesianos, em Roma.
O Reconhecimento Pontifício Definitivo da Comunidade Católica aconteceu em 29 de junho de 2014, dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo. No mesmo ano, foi realizada a Cerimônia de Dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias, na sede da Canção Nova e também celebrados os 50 anos de sacerdócio de Monsenhor Jonas Abib.
Outro título recebido por ele foi o de Doutor Honoris Causa em Comunicação Pastoral, outorgado pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSalesiano, em 31 de março de 2017.
Onde o legado permanece?
O Carisma encarnou-se em primeiro lugar no Fundador e depois em seus membros, formando um organismo vivo que é a Canção Nova. Levar a experiência pessoal do encontro com Jesus Cristo é a prioridade de cada membro da Comunidade em tudo o que vive e realiza no seu dia a dia.
O carisma deixado por Padre Jonas se mantém na vida dos missionários, nos programas de rádio e televisão, nas plataformas digitais e na evangelização da Comunidade no Brasil e além fronteiras.
A família Canção Nova, formada por amigos, voluntários, socio evangelizadores e todo povo alcançado através dos meios reconhecem na obra um instrumento de evangelização.
Nas redes sociais, são frequentes os relatos de missionários e várias pessoas que afirmam ser alcançados por Deus por meio da missão iniciada pelo sacerdote.
Assim como o legado bíblico de Abraão, marcado pela fé e obediência (Hb 11,8-19), a herança espiritual de Padre Jonas segue ultrapassando fronteiras e atingindo novas gerações.
Você pode conferir os detalhes através do perfil no instagram @cancaonova.
Confira alguns testemunhos
Acompanhe a Canção Nova no instagram
Vocação: chamado para continuar a missão
O Carisma Canção Nova prepara um povo bem disposto para a vinda gloriosa do Senhor, e esse legado continua atraindo novas vocações.
Para muitos, o início do processo vocacional nasce justamente de uma inquietação interior, um desejo de doar-se mais, um impulso de continuar aquilo que Deus começou por meio do Padre Jonas em 1978.
O legado do padre deixou marcas em inúmeras vidas, mas ele continua através daqueles que se dispõem a dar o próximo passo. A Canção Nova é feita de homens e mulheres que disseram “sim” e descobriram no carisma um caminho de entrega total.
Se o seu coração arde ao olhar para esta obra, não ignore essa voz. O chamado de Deus não grita — ele sussurra. E cada sussurro pode ser o início de uma vida totalmente nova.
Chegou a hora outros assumirem esse legado, sem medo.
E se Deus está te chamando?
Dê o primeiro passo.
Equipe Vocacional
Deus abençoe!











