O Nome Canção Nova

Assim nasceu o nome Canção Nova

havia um jesuíta, padre Irala, autor da música Oração de São Francisco, além de muitas outras. Era, de fato, bom compositor. Nasceu no paraguai, mas veio para o Brasil como missionário. Padre Irala, por ser também jesuíta, ligou-se ao padre Haraoldo e começou a fazer o chamado Treinamento de Liderança Cristã numa base musical. Fazia todo o Encontro usando cançoes, letras de músicas. Daí partiu para fazer só encontros de músicos. Criou o TLM, o Treinamento de Liderança Musical. Então eu em Lorena, fiquei sabendo disso. Quis levar, e acabei conseguindo, alguns jovens, que cantavam, tocavam, animavam a música na liturgia e Encontros.

Para começar as atividades, padre Irala dividiu a gente e disse:

-Olhem, vamos trabalhar muito em grupos, vamos até fazer ensaios de composição. Cada grupo vai escolher um nome e um coordenador. mas o nomedeve ter uma ligação com a música e com a Bíblia.

E já pôs cada grupo para escolher coordenador e nome . No nosso, não me senti confortável para ficar como coordenador, porque era padre e não queria me impor. Deveria deixar a liderança para os jovens. Depois de bastante conversa, eu apresentei i nome Canção Nova. Gostaram.

Quando chegou a nossa vez de anunciar coordenador e nome, o Irala questionou:

-Mas quem disse que Canção Nova é nome bíblico? È musical, mas não bíblico.

-Claro que é, padre Irala. Canção Nova é Cântico Novo e está do começo ao fim da Bíblia – respondi.

-Ah, tem razão, me desculpe.

E colocou no quadro Canção Nova. O nome foi ficando, para nós cada vez mais familiar, mais agradável. Nosso grupo funcionou muito bem. Ou seja, aquele nome ficou gravado no meu ouvido e no meu coração.

Depois da experiência do batismo no Espírito, da nova relação com a Bíblia, tudo o que foi acontecendo comigofez com que mais aquilo, que era simplesmente um nome bonito, adquirisse ressonância no meu íntimo. Para mim Canção Nova dizia o cântico dos remidos. O cântico dos homens novos. O cântico do mundo novo. O próprio pessoal dos Encontros não estava ligado ao nome Canção Nova. Tanto é assim que eles estranharam quando perguntaram como ia se chamar a Associação, e eu disse:

-Vai se chamar Canção Nova

Luzia foi uma que questionou:

-Mas por quê?

-Nome bonito…-mas tentei explicar o melhor que pude. Acolheram.

E ficou. Para mim, na verdade. foi uma inspiração e escolha de Deus, muito mais que minha.

Monsenhor Jonas Abib ( do livro “Eu acredito em Milagres”)

Comments

comments