Palavra de Deus: GPS para a santidade

Junio Moreira Seminarista Canção Nova

Junio Moreira – Seminarista Canção Nova

Minha experiência com a Palavra de Deus é real e concreta. Ela se faz presente no meu cotidiano por meio do estudo da Palavra que realizo segundo o método do Padre Jonas Abib.

Na Canção Nova, a nossa regra de vida é o Evangelho; e a Palavra de Deus é “lâmpada para meus passos e luz no meu caminho” (Salmo 119, 105), ou seja, é uma via pela qual Deus fala comigo, é a bússola que me orienta e me conduz à vontade de Deus.

É o meu alimento espiritual que necessito diariamente, para prosseguir e progredir na caminhada com Deus. Assim, como um o GPS tem a função de levar na localização solicitada, também é a Palavra de Deus um “Guia Para Santidade”, sobretudo, no mundo de hoje que, por vezes ,nos rouba de Deus.

O que desvia a nossa rota?

Segundo os santos padres da Igreja, existem três inimigos que tentam atrapalhar o nosso caminho de salvação:

1) a instigação do demônio;

2) a concupiscência da carne;

3) os prazeres do mundo.

Podemos nos perguntar: “Como combater estes inimigos?”

O remédio para estes inimigos da alma é uma vontade sadia. Mas o fazer para que a nossa vontade deseje a Deus? Alimentando a nossa alma com a Palavra de Deus, fazendo uma experiência com a Palavra de Deus.

A nossa alma é como um jardim. Ao ler a Bíblia diariamente, estamos cuidando das plantas, tiramos os matos que são nocivos às plantas, regamos, plantamos novas mudas…  Assim, a Palavra de Deus vai criando raízes e fica cravada em nosso coração. E, no momento certo, surgem os frutos e as flores. E, assim, aos poucos, eliminamos as pragas do nosso coração.

Precisamos cultivar a nossa vontade, cuidar do terreno do nosso coração, para não sermos estragados pelos três inimigos da nossa salvação. Assim, como a natureza precisa ser protegida, amada e cuidada; quanto mais a nossa alma e o nosso coração precisam ser cuidados e protegidos pela Palavra de Deus.

Estudo da Palavra de Junio Moreira

Estudo da Palavra de Ez. 36, 25-27 feito pelo Junio Moreira, dia 27 de setembro de 2020.

Não é em vão que São Paulo nos fala: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7-8), precisamos também combater o bom combate, nos revestir da armadura de Deus como nos mostra São Paulo na Carta aos Efésios 6,10-20. Somos combatentes e devemos lutar até o fim, para que nos tornemos merecedores da coroa da Glória, só que, para isso, devemos nos empenhar.

Padre Jonas lendo a Palavra de Deus.

Padre Jonas lendo a Palavra de Deus numa peregrinação à Terra Santa. Neste momento está às margens do Rio Jordão.

Um coração apaixonado pela Palavra de Deus não se desvia

Papa Francisco, numa homilia, disse que precisamos ser apaixonados pela Palavra de Deus. Quando estamos apaixonados, nós vamos atrás da pessoa que amamos, custe o que custar. Usamos até um GPS, se for preciso. A Palavra de Deus é o nosso GPS para Deus. GPS para a Jerusalém Celeste, para o Céu.

Padre Jonas, no livro a “Bíblia no meu dia a dia”, fala que a Bíblia foi escrita para mim e para você. Não é preciso de muita coisa para começar a ler a Bíblia. É sobre decisão estamos falando. Basta começar.

Padre Jonas deixou para nós seis dicas para que tivéssemos uma intimidade maior com a Palavra de Deus.

1º Leia a Bíblia todos os dias;

2º Tenha um hora marcada;

3º Marque a duração do tempo;

4º Escolha um bom lugar;

5º Leia a Bíblia com caneta na mão;

6º Faço o estudo bíblico em espírito de oração e faça o seu diário espiritual.

Convido você a conferir com mais detalhes o livro do padre Jonas Abib.

Portanto, irmãos, “agradecemos a Deus sem cessar por vós terdes acolhido a pregação da palavra de Deus, não como palavra humana, mas como aquilo que de fato é: Palavra de Deus, que está produzindo efeito em vós que abraçastes a fé” (1Ts 2,13).

Junio Moreira

Seminarista Canção Nova

Comments

comments