Série: Meu Amigo Pe. Jonas | A nossa fé do dia a dia

Neste episódio Eto fala sobre a nossa campanha de manutenção e como surgiu o Clube da Evangelização. A pedagogia que Deus nos deu para nos ensinar a confiar em Sua Divina Providência. Ele mesmo testemunha: Deus sempre nos deu em acréscimo.

Todo mês de Maio é muito especial para a Canção Nova. Em primeiro lugar por ser o Mês dedicado à Mãe de Deus. A Canção Nova é a Casa de Maria. Nossa patrona é a Virgem Auxiliadora dos Cristãos. E além disso, celebramos sempre o aniversário da Rádio Canção Nova. E por que este fato é tão importante?

Deus fala nos fatos

Padre Jonas Padre Jonas conta em seu livro “Canção Nova Uma Obra de Deus”  conta um pouco desta história: “Um senhor da cidade de Cruzeiro, Amauri Portugal, veio com sua esposa me procurar e disse que, orando em sua casa, Deus lhe dera a nítida visão da Canção Nova com torres muito altas de rádio.”

Ele conta que tinha visto também letras e números que eram justamente a identificação de uma rádio: rádio Canção Nova, a rádio do Senhor. Era a certeza do que Deus estava colocando em meu coração, e eu não podia mais duvidar: Ele não queria apenas programas de rádio, mas sim uma rádio.

Com isso, Padre Jonas se perguntava: “como iríamos adquirir uma rádio se nem um duplicador de cassetes podíamos ter? Com que meios? Com que pessoal?”.  Interessante é que o Amauri acrescentou que não viu apenas torres de rádio, mas também antenas de televisão.

Padre Jonas nos ensina que, se Deus realmente quer algo, Ele não fala somente a uma pessoa. Ele se manifesta de várias maneiras e confirma por meio da Comunidade. Assim, Ele nos mostra que não é um desejo ou ideia de alguém e sim, Dele próprio. Ele conta que, “numa reunião no final do ano, em Queluz, discutiam o fato de não terem uma impressora offset. Naquele tempo, por causa do catecumenato, faziam muitos impressos”.

Confiar na Divina Providência

Se reuniram e foram pedir a Deus. Aqui também temos um ensinamento para nós. Padre Jonas sempre nos ensinou a pedir primeiro para Deus, antes de qualquer coisa ou pessoa. Se Deus quer, Ele pode dar e vai nos dar. Dessa forma,  damos a Deus a oportunidade Dele agir. Assim também fazemos a experiência de confiar e esperar em tudo, a Providência Divina se manifestar. Mas, se pedirmos e não acontecer? O fato de não recebermos também é uma resposta de Deus às nossas orações. É a Divina Providência nos formando.

Deus confirma por meio da comunidade

Padre Jonas sempre disse:  “Olha gente, se Deus quer, Ele vai nos dar. Mas precisamos saber se Ele quer mesmo.” Então, depois daquela reunião, saíram da sala onde estavam reunidos e se colocoram em oração, perguntando a Deus se Ele queria dar essa offset. Ele disse: “Se Deus quiser mesmo dar, nós vamos pedir e é certo que Ele nos dará neste Natal”.

Todos saíram para rezar. Quando voltaram, todos confirmaram que Deus iria dar, mas algo tocou fundo o coração do Pe. Jonas. O Sr Orlando, tesoureiro da Canção Nova naquele tempo, falou: “quando eu saí para rezar, Deus disse logo: “A offset vocês vão receber. Mas o que eu quero dar mesmo é uma rádio’”.

Padre Jonas conta que perguntou ao  Sr. Orlando se ele tinha ouvido falar alguma coisa sobre termos uma rádio e ele respondeu que não. Perguntou se alguém lhe havia falado algo a respeito disso. Disse que não. Então foi mais a fundo e quis saber como aconteceu. Ele respondeu: “Fui rezar e senti claramente Deus dizendo que a offset Ele já tinha dado, mas que pedíssemos uma rádio. Porque o que Ele queria dar uma rádio”.

Sr. Joãozinho, presidente da Canção Nova na época, também chegou muito assustado e disse: “padre, eu quase não dormi esta noite. Se dormi, não descansei. Durante a noite inteira eu trabalhei em sonho. Sonhei que estávamos com uma rádio prontinha para entrar no ar e só faltava um cabo para ligar. Eu andava para baixo e para cima à procura daquele cabo. Andava de carro e a pé, indo e voltando, para conseguir o cabo, e não o encontrava. Acordei de manhã ainda sonhando com o bendito cabo. Não entendi. Estou cansado e não entendi o sonho”.

Vivemos da providência!

A Canção Nova é a linda aventura de viver, nos dias de hoje, a total dependência de Deus. Depender de Deus é difícil, porque exige de nós dar a Deus o controle de tudo e não mais ter as rédeas da nossa vida, como nos propõe o mundo atual com seu individualismo. Mas temos de saber o que Ele quer de nós.

A continuação da história da Rádio você pode encontrar no livro “Canção Nova uma Obra de Deus”. De fato, como em tudo na Canção Nova, nós vemos a ação de Deus que conduz os fatos e também providencia os recursos. Dá uma conferida no livro e você vai se surpreender. Padre Jonas se tornou um homem de Fé, no dia a dia, nos acontecimentos foi sendo formado pela Divina Providência.

Muitos não têm a coragem de viver dessa maneira. Por isso, e somente por isso, não experimentam a ação da Providência em suas vidas. Padre Jonas morreu com sua carteira vazia e sua conta bancária continha o mínimo para não ser fechada. Pelas suas mãos passaram milhões, mas graças a Deus, não possuía nada. Não teve nenhuma propriedade. Empregou a herança de seus pais no terreno que foi adquirido em Cachoeira Paulista.

Sua única propriedade sempre foi o Senhor!

Comments

comments