Série: Meu Amigo Pe. Jonas | Algo novo começa surgir

O início da televisão e dos encontros na Chácara Santa Cruz em Cachoeira Paulista/SP.

Iniciamos com a evangelização na televisão no final dos anos 80. TV Canção Nova entrou no ar no dia 08 de dezembro de 1989, mas no Rebanhão daquele mesmo ano (encontro que acontece nos dias de Carnaval, portanto, em fevereiro), Sr Orlando, coordenador da Equipe de Serviço da RCC, em Cruzeiro, São Paulo, pediu a um artista da cidade, que pintasse um painel para o fundo do palco do encontro.

Inspirado, fez uma torre de rádio nos morros da cidade de Cruzeiro e, saindo da torre, o rosto de Cristo. O rosto, bem pequeno, saía da torre e ia crescendo até “explodir” com o rosto de Jesus em um tamanho bem grande.

Pe. Jonas conta em seu livro “Canção Nova uma Obra de Deus” que quando entrou no ginásio onde estava acontecendo o Rebanhão e se deparou com este painel, algo muito lindo aconteceu dentro dele. Exclamou: “Meu Deus, agora não dá mais para voltar!”.

Num relance, percebi que o artista não tinha feito uma torre de rádio e sim uma torre de televisão. Da torre de rádio não sai imagem, mas som. Ele desenhou a imagem de um Cristo saindo daquela torre.

“Não dá mais para voltar!”

Desde 87, professor Assis Brasil, uma pessoa que Deus colocou nos caminhos da Canção Nova, insistia para que entrássemos na televisão. Ele começou a insistir, mas Pe. Jonas testemunha que tinha medo.

Não foi fácil instalar a televisão. A Canção Nova deu todos os passos para que, junto ao Dentel (Consultoria de Radiodifusão), pudesse entrar com a TV. Mas pela falta de um documento, o processo ficou parado por meses na mesa de um dos advogados, no Dentel, em São Paulo.

Quando chegamos às vésperas da instalação da televisão, pela graça de Deus, havíamos conseguido torre e aparelhagem. A inauguração seria no dia 8 de dezembro de 1989, data em que eu completava 25 anos de sacerdócio. Fomos ao Dentel e constatamos que estava tudo parado. Corremos muito, a fim de atualizar os documentos.

Na véspera, Pe. Jonas recebeu um telefonema do professor Lourenço dizendo: “Padre,vamos fazer de tudo, mas humanamente é impossível”.

O impossível aconteceu!

A Canção Nova não interrompeu nenhum preparativo. Tudo foi encaminhado como se a televisão fosse ao ar no dia seguinte. As câmeras, a iluminação e todo o necessário para transmitir a missa foram instalados. A primeira transmissão da TV estava marcada para as dez horas da manhã…

Faltando apenas dez minutos, Pe. Jonas recebe o telefonema do professor Lourenço, que lhe disse para colocar a televisão no ar e não pedir explicações, porque depois explicaria. Ele disse ao padre: “Não perca tempo, coloque a TV no ar. Pode confiar! Já consegui a autorização”. Pe. Jonas deu um pulo de alegria, tão grande, que quase arrebentou o fio do telefone.

Conheça mais desta história no livro TV Canção Nova – A vida por trás das câmeras escrito pela Paula Guimarães, membro da Com. Canção Nova.

Comments

comments