Ter amigos é essencial

 “Um amigo fiel é uma poderosa proteção”

Precisamos do amor puro uns dos outros. Nós, homens, precisamos do amor puro das mulheres. As mulheres precisam do amor puro dos homens. Os rapazes precisam do amor puro das moças. As moças precisam do amor puro dos rapazes. Precisamos do amor puro dos amigos, dos colegas.

Quantas poesias e canções foram feitas sobre a amizade? Não é à toa que se diz que amigo se guarda do lado esquerdo do peito!

Precisamos do amor puro uns dos outros, porque fomos criados à imagem e semelhança de Deus, porque fomos criados para amar e receber amor. Amar e ser amado faz parte da essência do ser humano. O amor é a essência da vida.

Amigo não é apenas um conhecido, colega, companheiro… Não!
Amigo é amigo. Se eu quisesse definir amigo e amizade teria de encontrar as palavras certas e o conceito exato, pois amigo não é uma coisa qualquer. Por isso a Palavra de Deus nos diz que “Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro”.

Tomasz Mikołajczyk por Pixabay

O amigo nos ama do jeito que somos.

O amigo pode nos transformar. E por que nos transforma? Porque, antes de tudo, o amigo nos ama como somos.

O amigo consegue nos corrigir, e, muitas vezes, só ele é capaz disso. O que um pai e uma mãe não conseguem, um amigo consegue. Ele atinge o coração. Ele, e muitas vezes apenas ele, tem linha direta com o nosso coração. Ele chega onde ninguém consegue chegar. E por que só ele consegue chegar lá? Repito: porque o amigo nos ama do jeito que somos. Por isso ele consegue nos transformar.

O amigo é capaz de dizer as coisas como elas são. Ele consegue nos dizer as verdades que não queremos ouvir, mas como o amigo é amigo, acabamos ouvindo-o. Muitas vezes, nos chateamos, nos afastamos, ficamos sem nos comunicar… mas, passadas as horas e os dias, voltamos atrás e nos entendemos, acolhemos, nos dobramos… e tudo muda.

Leia também:

:: Viver a vocação no dia a dia

:: Como saber se é Deus quem me chama?

Na amizade há amor

Às vezes brigamos, nos revoltamos, mas, porque amigo é amigo, não conseguimos ficar longe. A amizade é mais forte que a briga, a revolta. Que bom que é assim! Muitas vezes, só a amizade é capaz de nos dobrar. Ter amigos é essencial. Ser amigo é o segredo da vida e da vitória.

E por que tudo isso? Porque na amizade há amor. Amor puro. Amor desinteressado.

A Palavra de Deus é exuberante quando nos fala da amizade:

“Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel; o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade da sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante” (Eclo 6,14-17).

A letra desta música eu compus na época da minha Ordenação Diaconal: 

Senhor meu amigo
Deixa tuas redes, deixa teu lar
Deixa teus campos, deixa por mim.
Meu operário eu te farei,
Irmão e amigo eu te serei.
Eis-me Senhor,
Tudo deixei por Ti Senhor.
Senhor meu amigo
Assim lado a lado eu caminho,
Confiante onde fores eu vou.
Senhor não pergunto
Pra onde me levas,
Se Tu queres eu quero,
Se Tu fores eu vou.

 

Comments

comments