Uma vocação só se realiza no amor

“Pedro, Tu me amas?” Não imagino uma reposta maior do que esta para um chamado, uma vocação: “Senhor tu sabes tudo, Tu sabes que te amo” (Jo 21, 17). Jesus, ao questionar Pedro, um de seus discípulos, colocou em xeque a questão essencial de todos aqueles que escutam, de algum modo, a voz de Deus ressoar fundo no coração.

Pedro estava no momento decisivo de sua vida e, nesses momentos, o que nos faz dar uma resposta definitiva é sempre a experiência do amor.

O amor é essencial quando falamos sobre vocação. Sem ele, não podemos dar uma resposta sincera e madura a nada, nem a nós mesmos.

Vocação é mais resposta do que chamado. Deus chama a todos, mas nem sempre damos as repostas como deveríamos dar. E, nem por isso, Deus nos castiga ou nos amaldiçoa. Deus quer que todos nós encontremos a felicidade e, por isso, Ele nos quer perto D’Ele (cf. Jr. 29,11). É questão de escolha!

Nem sempre nossa felicidade está em responder ao chamado ao sacerdócio ou a uma vida consagrada. Para muitos, responder a uma vocação consiste em constituir uma família, doar a vida numa paróquia, servir aos pobres e doentes. Mas, o que importa mesmo em tudo isso, é a resposta que damos com amor à voz de Deus. Amar a Deus é o primeiro mandamento e, de acordo com a Lei do Antigo Testamento, segui-Lo é sinal de felicidade e vida longa (cf. Dt. 4,40).

Portanto, quando nos empenhamos em amar a Deus e dar nossa resposta com generosidade, estamos acolhendo Seu chamado e, assim, acolhendo o caminho de felicidade que Ele tem para nós.

Vocação é resposta generosa ao amor de Deus, é certeza que não consigo ser feliz longe desse amor. Talvez, a sua maior angustia seja saber onde Deus te quer, a qual vocação Deus está te chamando: à vida religiosa? A uma Comunidade de vida? Ao casamento? Aprendi com um professor que a minha vocação está onde eu consigo amar mais e melhor.

Onde você hoje consegue amar mais e melhor? Se o seu coração consegue amar alguém, em especial, e ali seu coração está inteiro e consegue se doar a pessoa amada como se ela fosse única no mundo, então pode ser. chamado a constituir uma família e ser feliz aí, mas se você sente que o seu coração é feito para amar e se doar a um povo, e ser inteiramente de Deus, pode ser que sua vocação seja mesmo doar a vida como um padre, apascentar um rebanho que o Senhor poderá lhe confiar. De qualquer maneira, nossa resposta ao Senhor que chama precisa estar sempre centralizada no amor.

Foi assim que fui, aos poucos, discernindo meu estado de vida. Preciso testemunhar que hoje sigo o caminho para o sacerdócio e que, ao longo de seis anos desde que fiz esta escolha, sempre me firmei na certeza de que amarei muito mais sendo padre do que constituindo uma família. Não que isto signifique que eu seria incapaz de constituir uma bela família, mas, sim que o Senhor não criou meu coração para amar exclusivamente a alguém. Meu coração e meus anseios me levam a amar um povo, a estar com todos sem ser de ninguém.

Partilho isso apenas para que tenhamos consciência de que nossa completa felicidade está em seguir o amor que nos leva para Deus. Não tenha medo de corresponder ao amor de Deus amando até as últimas consequências. Talvez não seja fácil renunciar a tudo que você tem e possua, e que já construiu com muita luta. Talvez não seja fácil deixar as certezas que você traz dentro de você imaginando que  será mais feliz.

Busque a resposta dentro de você e não tenha medo de questionar se, de fato, você será capaz de amar, e amar pelo resto da sua vida, ou se o seu coração anseia por um amor muito maior e mais intenso.

O discernimento para toda e qualquer vocação está em amar. Você só precisa tomar uma decisão e, assim, como Pedro responder ao Senhor: “Tu sabes tudo, Tu sabes que te amo mais do que a estes…”

Veja que coisa interessante, como Jesus era pedagógico: Ele questionou três vezes a Pedro, pois desejava que Pedro desse uma resposta bem pensada e bem fundamentada. Resposta para vocação não é da noite para o dia, é fundamentada numa certeza. Com isso, Jesus deu um tempo para que Pedro soubesse que sua resposta seria definitiva.

Deus espera de nós uma resposta certa e definitiva: se com amor Ele nos chama, com amor também precisa ser nossa reposta. Portanto, não tenha medo de seguir amando. Independente do estado de vida para o qual o Senhor te chama, sempre valerá a pena optar pelo amor!

“Só é feliz quem realiza sua vocação” (Mons. Jonas Abib).

 

Padre Gevanildo Torres

Comunidade Canção Nova

Comments

comments