Ei garoto, onde estão os seus sonhos?
Foi o que ouvi meu pai dizer por muito tempo em minha vida.
Mas afinal o que é sonhar? Procurando no dicionário descobri que sonhar tem muitos significados, no entanto, dois conceitos me chamaram a atenção e é neles que quero me debruçar um pouco.
Ter uma ideia fixa ou pensar com insistência. Interessante o sonho, tem uma relação muito estreita com a perseverança, e isso quer dizer que essa conquista depende do quanto estamos dispostos a correr atrás dos mesmos e não abrir mão deles.
Desde muito cedo o sonho nos acompanha e anda sempre de mãos dadas com aquilo que nos maravilha. Queremos ser como o papai ou a mamãe, como a professora do primário, como aquele sacerdote que é tão bonzinho.
Então vamos crescendo e nossos sonhos acabam não crescendo com a gente, e muitas vezes até falamos que não temos tempo para isso, que é coisa de criança, os trabalhos e compromissos vão ocupando a nossa mente. Quantos já esqueceram o que é sonhar. O sonho é o momento mais sublime de nossas vidas, pois nos aproxima daquilo que realmente sentimos ou queremos ser. Quando sonhamos não usamos máscaras, somos verdadeiros conosco mesmo. O sonho nos liberta do medo e nos faz livres.
Pode ser que muitos digam que um sonhador não tem vez nesse mundo globalizado, que isso não vale a pena, que enquanto você sonha deixa de viver, ou até mesmo que a vida é dura demais para sonhar. Mas saiba que as realidades de hoje foram os sonhos de ontem, e que um mundo melhor amanha depende da sua capacidade de sonhar hoje.
Por isso deixo meu convite, nunca deixe de sonhar, pois quem sonha já esta um passo a frente daqueles que pensam não precisar disso para viver.
Um mundo sem sonhos é um mundo sem esperanças.
Deus lhes abençoe!
Marcelo Moraes
Escritor e missionário da Comunidade Canção Nova
Leia mais:
:: Alegria: tesouro de santidade
:: Reconstruindo a fé em nossa casa
:: Deus quer curar você