O Papa que veio do Purgatório fazer um pedido a uma santa!

Envolto em chamas, este Papa faz um pedido à santa…

O Papa que veio do Purgatorio pedir ajuda a uma santa

Permitam-me contar-lhes uma famosa aparição de um Papa a uma santa.

O Papa Inocêncio III morreu no dia 16 de julho de 1216. No mesmo dia, ele apareceu a Santa Lutgarda, no monastério de Aywières, região central da Bélgica. Surpresa por ver um espectro envolto em chamas, ela perguntou de quem se tratava e o que queria aquele espectro envolvido em chamas:

– “Sou o Papa Inocêncio”, ele respondeu.

– “Mas seria possível que o senhor, nosso pai comum, se encontrasse em um estado assim?”, ela perguntou.

– “Sim, eu de fato me encontro neste lugar. Estou expiando três faltas que teriam causado minha perdição eterna. Graças à bem-aventurada Virgem Maria, obtive o perdão delas, mas tenho de fazer reparação. Ai de mim! Aqui é terrível e isto durará por séculos, se tu não vieres em meu auxílio…Em nome de Maria, que obteve para mim o favor de recorrer a ti, peço-te, ajuda-me.

Depois de dizer estas palavras, ele desapareceu.

Lutgarda anunciou a morte do Papa a suas irmãs, e juntas elas se dedicaram à oração e a obras penitenciais em favor do augusto e venerável Pontífice, cujo falecimento lhes foi comunicado algumas semanas depois.

Devo admitir que a leitura deste incidente me impactou muito e eu com prazer o deixaria passar em silêncio, pois; relutava em pensar que um Papa, e ainda mais este Papa, tivesse se condenado a um Purgatório tão longo e terrível.

Sabemos que Inocêncio III, que presidiu em 1215 o célebre Concílio de Latrão, foi um dos maiores Pontífices a se sentar no trono de S. Pedro. Seu zelo e sua piedade levaram-no a realizar grandes feitos pela Igreja de Deus e pela santa disciplina. Como admitir, então, que um homem dessa estirpe fosse julgado com tamanha severidade pelo Tribunal Supremo? Como reconciliar essa revelação de Santa Lutgarda com a misericórdia divina?

Por conta dessas questões, passei a tratar essa aparição como algo ilusório, procurando por razões que dessem suporte a essa ideia.

O que descobri, no entanto, ao contrário disso, foi que veracidade dessa aparição é admitida pelos mais sérios autores, não sendo rejeitada por nenhum sequer. Ademais, o biógrafo dessa santa, Tomás de Cantimpré, é muito transparente ao escrever e, ao mesmo tempo, bastante reservado. “Devo explicar, leitor”, ele escreve ao fim de sua narrativa, “que foi da própria boca da piedosa Lutgarda que eu ouvi as faltas reveladas pelo defunto, as quais eu omito aqui por respeito a um tão grande Pontífice.

À parte isso, considerando o evento em si mesmo, poderíamos encontrar uma boa razão para questioná-lo? Não sabemos nós, afinal de contas, que Deus não faz acepção de pessoas — e que os Papas aparecem diante do seu tribunal, portanto, assim como o mais humilde dos fiéis —, que todos, grandes e pequenos, são iguais diante dEle, e que cada um recebe de acordo com suas obras? Não sabemos igualmente que aqueles que governam os outros têm uma grande responsabilidade, e terão de fazer uma severa prestação de contas?

Os Papas aparecem diante do tribunal de Deus assim como o mais humilde dos fiéis.

Acredito que este testemunho precisa nos levar a uma reflexão profunda sobre como estamos levando a nossa vida! Afinal de contas, o Papa Inocêncio III, disse que foram 3 faltas que o levaram a perdição eterna! Ele teria sido condenado ao Inferno se não fosse a Intercessão da Virgem Maria por ele, que lhe obteve a graça de reparar o seus erros no Purgatório. E o seu purgatório, disse ele, duraria séculos e séculos…

“Senhor Jesus, dai-me a graça de ser fiel a Ti. Dai-me a graça de ser obediente àquilo que queres de mim! Afasta da minha vida todo o pecado que quer me levar à condenação eterna! Afasta e repeli para longe da minha vida, o Inimigo Perverso, que quer me tirar dos Seus caminhos! Socorre-me, e enviai sobre mim o Espírito Santo Paráclito! Seja Ele a minha força, hoje e sempre! Amém.”

– Nos siga no Instagram
– Acompanhe nossa Pagina no Facebook
– Se inscreva em nosso canal no Youtube
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. O que é um voto íntimo ou secreto?

2. Não entremos em dialogo com a tentação!

3. Como rezar o Terço da Libertação

Sobre o Autor:

Danilo Gesualdo, é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista.
Para contato me envie um e-mail: livresdetodomal@cancaonova.com

Comments

comments