2012, ano da memória na Canção Nova. Celebre conosco!

A Canção Nova, neste ano, celebra o ‘Ano da Memória’, quando somos convidados a adentrar naquilo que é a essência da Comunidade. E vocês, nossos internautas, não podem ficar de fora, pois cada um de vocês faz parte da nossa história.

29_musica_informativoUma das coisas que está na essência desta obra de evangelização, desde seu início, é a música, pois já nos primeiros encontros realizados na Casa de Maria, em Queluz, padre Jonas se revezava em arrumar a casa para os encontros, celebrar a Santa Missa, participar das pregações e animar os retiros.

Tudo isso brotou de uma oração simples que o monsenhor Jonas fez quando era criança: “Eu era garoto de uns 12 ou 13 anos. Na festa de Santa Cecília, padroeira da música, pedi, na hora da bênção do Santíssimo, com simplicidade de criança: ‘Senhor, se a música for importante para mim, abra as portas para que eu aprenda a cantar quando for padre’“, conta o sacerdote.

Os anos se seguiram e o padre foi dócil às inspirações que o próprio Deus lhe dava. “Vários fatos prepararam o ‘nascimento da Comunidade Canção Nova’, mas defino como início o dia em que Dom Antônio Afonso de Miranda, bispo da diocese de Lorena (SP) na época, chamou-me em seu escritório. Ele estava com o livro Evangelli Nuntiandi – Evangelização no Mundo Contemporâneo – nas mãos. Então, ele começou a me falar sobre esse documento que havia sido publicado pelo Papa Paulo VI em 8 de dezembro de 1975.”

A partir desse fato, a vida do então padre Jonas tomou um novo rumo. Em 1978, num encontro da casa de retiros de Queluz (SP), ele fez o convite aos jovens que ali estavam para que dessem um ano de suas vidas a Deus em prol da evangelização. Doze responderam ao chamado. Assim, teve início a Canção Nova. Ela foi crescendo com o passar do tempo, mas não perdeu sua essência, a inspiração de Deus no coração do jovem padre.

Sabemos que além de pregador e homem da Palavra, monsenhor Jonas Abib também canta.

Você sabe qual foi a primeira música que o monsenhor Jonas compôs?


Busquemos, a seu exemplo, sermos homens e mulheres que estão atentos às coisas simples da vida.

Comments

comments