Bíblia, a fonte da verdade

“Quando o jovem encontra a fonte da verdade ele se apaixona”, disse Renan Felix

Setembro é o mês da Palavra de Deus, ou seja, é quando a Igreja celebra o mês da Bíblia. Ler a Sagrada Escritura é um meio de compreender os ensinamentos deixados por Jesus e ainda conhecer um pouco da história e do ambiente em que Cristo viveu. Pensando nisso, o podcast da redação produziu um programa especial sobre a Bíblia com base nos questionamentos que o YouCat, Catecismo Jovem da Igreja Católica, apresenta para a juventude.

Ouça, na íntegra, o podcast da redação com o seminarista da Comunidade Canção Nova Renan Felix, o qual conduz um grupo de estudo chamado YouCat School:

Segundo o seminarista, o Antigo Testamento é a parte da Bíblia que retrata a Sagrada Escritura dos Judeus nos seus 46 livros (Pentateuco, livros históricos, proféticos e sapienciais) e o Novo Testamento compreende 26 livros (Evangelhos, Ato dos Apóstolos, Cartas Paulinas, Cartas aos Hebreus, sete cartas católicas e o Apocalipse de São João), as quais narram os textos especificamente cristãos.

“Em uma das aulas de Bíblia que tive, fizemos a seguinte alegoria: imagine uma lanterna em um ambiente escuro; você aponta ela para um lado e ela o ilumina. Jesus é essa lanterna que, quando você olha para o Antigo Testamento, o vê todo iluminado. Assim é possível ver Jesus, as profecias e tudo ali.

Desta forma, fazemos aquela leitura católica da Bíblia que o Papa emérito Bento XVI gostava de chamar à atenção, para enxergamos a preparação daquele povo para encarnação de Jesus. Depois, da mesma forma, Cristo aponta para frente e dá sentindo a tudo o que vem acontecer até os fins dos tempos”, explicou Renan.

A Sagrada Escritura é uma grande fonte de riqueza para os cristãos, porque é pela Palavra de Deus que estabelecemos este contato com Cristo. É realizando um estudo bíblico que podemos entender e refletir o que Jesus nos fala.

“É a Palavra de Deus que nos conduz a ter uma experiência com a pessoa de Jesus, pois quando eu me debruço sobre a Palavra, faço um encontro pessoal com Deus”, disse o seminarista.

Para Renan, os jovens precisam enxergar o quanto é apaixonante ler a Bíblia, porque eles tem a sede da verdade.

“Muitas vezes, as burradas que nós jovens cometemos na vida é que buscamos esta verdade em tantos lugares que não vão nos dá-la. Quando o jovem encontra a fonte desta verdade, ele se apaixona, então esta é a experiência que nós fazemos com o estudo do catecismo do YouCat. Esta experiência eu fiz e vejo os jovens fazendo quando os colocamos em contato com a Bíblia, porque eles estão diante da fonte da verdade”, orientou o seminarista.

Portanto, procure conhecer, ler, entender e refletir sobre o que Jesus nos diz por meio da Sua Palavra.

Leia mais:

:. ‘A Bíblia no meu dia-a-dia’ – Monsenhor Jonas Abib

:. Testemunho: Bíblia muda rumo na vida de jovem após falecimento da mãe

:. A Palavra de Deus é concreta

:. Ler e meditar a Bíblia

:. O suave livro dos Salmos

:. ‘YouCat School’

:. Fazer o diário espiritual é um treinamento

Comments

comments