Ser mãe é gerar o dom da vida

Neste domingo, 13, comemora-se o Dia das Mães, essas mulheres tão importantes para nossa formação humana, emocional e espiritual, que sempre estão ao nosso lado, mesmo quando não lhes pedimos.

Para homenagear as mães e as avós o Podcast da Redação preparou uma reportagem especial sobre o elo de amor e carinho existente entre avó, mãe e neta. Convidamos a missionária da Comunidade Canção Nova Carla Ribeiro Astuti Coelho e sua filha Rebeca Astuti Coelho e a mãe da consagrada, Zoé Ribeiro Astuti, que também é membro dessa obra de evangelização.

Carla relata que a relação com a mãe, além de muito boa e bonita, é de grande relevância no dia a dia da família, tendo em vista que ela é uma avó presente na vida dos três netos e também contribui com a educação deles.

Ouça a entrevista na íntegra:

“A vantagem que eu vejo no nosso relacionamento, principalmente com a minha mãe (pois vó é mãe com açúcar), ou seja, o lado positivo de ter minha mãe por perto, é que ela educa junto conosco. Ela não é uma avó que ‘estraga’ os netos; ela está ali junto e chama a atenção quando precisa chamar, mas também dá uma adoçada”, diz Carla.

Segundo Zoé, estar próxima dos netos e poder fazer parte do crescimento deles é muito importante pela oportunidade de lhes passar os mesmos ensinamentos passados para suas filhas. E explica que a experiência e os exemplos ajudam na hora de educar um filho. “Sempre procurei dar às minhas filhas tudo aquilo que eu também recebi da minha mãe. Para começar, sempre passei e falei da importância da oração para elas. No dia a dia, eu sempre procuro mostrar a experiência e vivenciar aquilo que eu passei para minhas filhas na educação, na maneira de ser, na preocupação com o relacionamento com outras pessoas. E agora transmito isso para os meus netos”, acrescenta a mãe da missionária.

O relacionamento entre mãe e filha, na maioria das vezes, é de cumplicidade, afeto e companheirismo, e, ao dar à luz e educar os filhos, a mulher geralmente transmite a eles os valores aprendidos com os pais. De acordo com Carla, hoje as crianças são mais questionadoras e perguntam mais quando os pais as repreendem, visto que os tempos mudaram e a educação também passa por um constante processo de transformação.

“Esta geração mais nova é realmente questionadora e, por eu vir de uma geração diferente, às vezes, para mim, isso é complicado, porque eu sempre obedecia, mesmo não concordando. Hoje em dia não é tanto assim. Eu e a Rebeca conversamos muito, e conto com a maturidade e a experiência da minha mãe, que me ajuda ao me aconselhar e também faz o mesmo com minha filha”, ressalta Carla.

Durante a entrevista, Rebeca, filha de Carla, destacou que a presença da mãe e da avó na sua vida é muito significativa, porque mais que mãe e avó ela as considera amigas por ter estabelecido um forte vínculo de amizade com elas.

“Eu sou muito amiga das duas e conto tudo a elas, porque sei que posso confiar nelas e elas em mim”, partilha a adolescente.

Estar em família para comemorar datas especiais ou simplesmente para se reunir em um almoço de domingo, para jogar conversa fora e reforçar os vínculos, já faz parte da rotina familiar delas.

“Realmente é muito importante estarmos em família e eu sempre digo que precisamos escolher um dia da semana, pelo menos, para estar juntos e não quebrar estes laços, porque, para mim, amor de mãe é completo”, frisa Dona Zoé.

Ao fim do bate-papo a missionária Carla deixou um recado para todas as mães:

“Vale a pena ser mãe! Não podemos desanimar e, muitas vezes, achar que, como mães, não somos boas o suficiente. Nós somos boas para os nossos filhos da maneira como nós somos e devemos acreditar que a maternidade vale a pena. Vamos amar os filhos e filhos amarem as mães”, aconselha.

A equipe do Portal Canção Nova parabeniza todas as mães. Cumpra da melhor maneira possível essa missão que o próprio Deus colocou em seu caminho. Ser mãe é, antes de tudo, gerar o dom da vida.

:: Veja mais:

A beleza e a maturidade de ser mãe e ser filho

“Ser mãe é padecer no paraíso”

Comments

comments