…sonho com um mundo onde amigos sejam confundidos com irmãos…
Queria escrever algo sobre a amizade, mas não queria que fosse algo como uma pesquisa ou algum tipo de exegese, não, queria algo humano e palpável, algo que as pessoas lessem e dissessem “Nossa! Amizade é isso mesmo”, então com o coração livre, quero compartilhar aqui neste espaço, aquilo que “amizade” significa para mim.
Gostaria de dizer antes o que com certeza ela não significa. Amizade não significa ser dono do outro, nem das coisas dos outros e muito menos da verdade dos outros. E digo isso baseado em um padrão mundial de amizade ( um padrão errado ): padrão onde as amizades são dominadoras e onde se formam pequenos círculos autossustentáveis e impenetráveis, círculos onde os amigos são na verdade donos da vida dos outros, círculos que causam a exclusão daquele que é diferente. Mas como eu disse não quero fazer deste texto um documento, pesquisa ou relatório sobre a amizade o que eu quero é partilhar experiência de vida!
Graças a Deus, tenho muito o que testemunhar sobre amizade. Não porque eu seja a pessoa mais popular do mundo, mas, porque com o passar dos anos fui percebendo que amizade é muito mais do que presença ou presentes, mais do que belas palavras ou palavras duras, percebi que amizade é um disposição em ser o que o outro precisa e não o que ele quer que eu seja.
Ser companheiro, acolhedor ou gentil dentro de uma amizade não é necessariamente melhor do que ser firme e duro. Na verdade, o importante é ser o que o outro precisa, seja o silêncio ou sejam as palavras! Estou fazendo essa brincadeira com sinônimos e antônimos, justamente para mostrar que a diferença são riquezas dentro de uma amizade, diferente dos padrões opressores, que são constantemente, desculpe dizer, enfiados garganta abaixo pela sociedade moderna. Alias padrão é algo que não existe dentro daquilo que considero amizade. Cada relacionamento é único e especial. E tem que ser, porque ninguém é igual a ninguém, e isso não quer dizer que um merece mais atenção do que o outro, mas, sim que cada um merece uma atenção ´´única“ e personalizada, atenção essa que eu posso dar a todos e dar a cada dia de um jeito, de um tamanho, de uma vez ou em pequenos fragmentos durante todo dia, não importa o jeito, o que importa é a disposição em da-la, do jeito que cada um precisa, se tiver que sorrir, vou sorrir e sorrir muito, desde que isso seja o melhor para ele naquele momento, mas se tiver de chorar, irei chorar também
Tenho amigos de vários lugares do Brasil e de outros países, se eu perguntar para cada um deles o que eles veem de especial em nossa amizade, cada um vai responder algo diferente. Sabe porque? Porque eu sou igual com todos, mas também, sou único pra todos! Esse é o verdadeiro segredo de uma boa amizade, liberdade para amar a todos e cada um de uma maneira única!
Estou acabando aqui minha humilde partilha e opinião sobre amizade, mas não posso terminar sem antes responder a uma pergunta que com certeza você deve estar se fazendo: “Como vou saber o que o meu amigo precisa?”. A resposta é simples: DEUS! Ele dará a medida certa para você! Acredite Ele sabe o que seu amigo precisa!
Sonho com um mundo onde amigos sejam confundidos com irmãos, tamanha a unidade entre eles, mas isso, só será possível quando todas as amizades forem construídas em bases sólidas, que não sejam abaladas por nada, bases em Jesus Cristo!
Abraço forte!