O Tapete da Palavra encarnada

O Tapete da Palavra que leva Jesus ao meu coração”.

Quantos são os tapetes construídos pelas ruas do Brasil demonstrando a fé, a dignidade e também a acolhida do povo Àquele que vai passar! Uma tradição que nasceu em Portugal e chegou ao Brasil com o descobrimento é revivida todos os anos e motiva-nos numa ação comunitária a confecção desse tapete físico, contudo, o Espírito Santo é que prepara o tapete da nossa história para que Jesus ao passar por ela alcance o nosso coração.

A liturgia da Solenidade de Corpus Christi e o Catecismo da Igreja Católica ajuda na compreensão das três partes desse tapete: a histórica, a presente e a escatológica.

corpuschristi

O livro de Deuteronômio no capítulo oito(8) revela o tapete histórico que fez chegar até nós o mistério da fé: Moisés falou ao povo, dizendo: 2 Lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor teu Deus te conduziu, esses quarenta anos, no deserto, para te humilhar e te pôr à prova, para saber o que tinhas no teu coração, e para ver se observarias ou não seus mandamentos. 3 Ele te humilhou, fazendo-te passar fome e alimentando-te com o maná que nem tu nem teus pais conhecíeis, para te mostrar que nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca do Senhor. 14b Não te esqueças do Senhor teu Deus que te fez sair do Egito, da casa da escravidão, 15 e que foi teu guia no vasto e terrível deserto, onde havia serpentes abrasadoras, escorpiões, e uma terra árida e sem água nenhuma. Foi ele que fez jorrar água para ti da pedra duríssima, 16a e te alimentou no deserto com maná, que teus pais não conheciam.

A Carta de São Paulo aos Coríntios no capítulo dez(10) revela o tapete presente que atualizamos todos os dias: Irmãos: 16 O cálice da bênção, o cálice que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo? 17 Porque há um só pão, nós todos somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão. O parágrafo 1085 do CIC (Catecismo da Igreja Católica) aprofunda essa verdade eterna, único acontecimento da história que não passa jamais: Jesus morre, é sepultado, ressuscita de entre os mortos e senta-Se à direita do Pai uma vez por todas (Rm 6, 10; Heb 7, 27; 9, 12). É um acontecimento real, ocorrido na nossa história, mas único; todos os outros acontecimentos da história acontecem uma vez e passam, devorados pelo passado. Pelo contrário, o mistério pascal de Cristo não pode ficar somente no passado, já que pela sua morte, Ele destruiu a morte; e tudo o que Cristo é, tudo o que fez e sofreu por todos os homens, participa da eternidade divina, e assim transcende todos os tempos e em todos se torna presente.

cadastre-se grátis e receba todas as novidades do blog por e-mail

O Evangelho de João no capítulo 6(seis) revela o tapete escatológico que me faz chegar ao fim e se eterniza no próprio mistério: Naquele tempo, disse Jesus às multidões dos judeus: 51 “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. 52 Os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53 Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. 56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57 Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim. 58 Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”.

corpuschristi

A história da humanidade, ou seja, a minha e a sua história é o TAPETE confeccionado dia após dia com os diversos materiais e pelo qual Jesus quer passar hoje e sempre. Convide-O para que Ele passe e reconstrua, cure, liberte fazendo chegar a bom termo a obra que Ele mesmo iniciou.

Que fortalecidos pelo Corpo e Sangue de Cristo nosso modo de vida seja esse tapete: na unidade, na fé fervorosa e na bondade.

 

Veja também:

Liturgia da Solenidade de Corpus Christi

Homilia do Papa na Solenidade de Corpus Christi

Homilia de São João Paulo II

 

 

Comentários

Deixe seu Comentario