Um Golias incomoda muita gente, dois, incomodam muito mais.

“Como se separa a gordura do sacrifício de comunhão, assim Davi foi escolhido entre os israelitas. Brincou com o leão como cabrito, com o urso como cordeiro. Jovem ainda, não matou o gigante e tirou a humilhação do  povo, lançando com a funda a pedra que abateu a arrogância de Golias? Porque invocou o Senhor Altíssimo, que deu forças à sua direita para derrubar valente guerreiro e exaltar o vigor de seu povo” (Eclo 47, 2-5). 

Queridos irmãos, sejam bem-vindos a mais um artigo em nosso blog. Com muita alegria retomamos as postagens após um tempo sem fazê-las! O trecho acima, retirado do livro do Eclesiástico é parte do chamado “elogio dos Pais”. Ele tem seu início no capítulo 44, versículo 1. Atraves dele vemos como o judeu piedoso do século II a.C compreendia a história de Israel. Lendo-o, percebemos ser possível fazer um paralelo com Hebreus 11, no qual vemos a fé exemplar dos antepassados, que aspiravam “a uma pátria melhor, isto é, a uma pátria celeste” (Hb 11, 16). 

Irmãos, já citei em outra postagem, mas vale a pena repetir, “tudo o que se escreveu no passado é para nosso ensinamento que foi escrito”, e mais, “a fim de que, pela perseverança e pela consolação que nos proporcionam as Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15, 4). O que nos quer ensinar o trecho do Eclesiástico? Descubramos! Davi foi, dentre todos os israelitas, separado tal como “se separa a gordura do sacrifício de comunhão”. No sacrifício chamado “de comunhão” a vítima era repartida entre Deus e o ofertante, as partes mais vitais da vítima eram oferecidas a Deus, dentre elas a gordura. Esta deveria ser, pelos filhos de Aarão, queimada no altar, em cima do holocausto, em cima da lenha colocada sobre o fogo. Serviria como perfume de agradável odor a Deus (cf. Lv 3, 5). Assim como a vida de Davi foi um perfume de agradável odor a Deus, a minha e a sua vida devem imitar o seu exemplo, como disse o santo Apóstolo Paulo, “somos para Deus o bom odor de Cristo” (2Cor 2 15). Davi, ainda jovem, “pôs a mão no seu bornal, apanhou uma pedra que lançou com a funda e atingiu o filisteu na fronte: a pedra se encravou na sua testa e ele caiu com o rosto no chão” (1Sm 17, 49). Ele não derrotou o gigante com a força do seu braço, com efeito tinha em mente que “nenhum rei se salva com exército numeroso, o valente não se livra pela sua grande força; para salvar, o cavalo é ilusão, e todo o seu vigor não ajuda a escapar. Eis que o olho do Senhor está sobre os que o temem, sobre aqueles que esperam seu amor, para da morte libertar a sua vida e no tempo da fome fazê-los viver” (Sl 33, 17) e o autor do Eclesiátisco explica que ele venceu “porque invocou o Senhor Altíssimo, que deu forças à sua direita”. Quais os “Golias”, os gigantes que você quer vencer? Invoque o Senhor Altíssimo, Ele agirá em seu socorro.

 

Que Deus te abençoe!

Marcus Lemos – Segundo Elo – Canção Nova Aracaju

Marcus Lemos é missionário na comunidade Canção Nova. Natural de Aracaju/SE, é casado com a missionária Nathalie Fontes, trabalha no setor de Educação a Distância (EaD) de um Grupo Educacional, é formado em Gestão da Tecnologia da Informação.


Comments

comments