Cardiologia: conheça mais sobre essa profissão

 

 

No dia 14 de agosto foi comemorado o dia do médico cardiologista. Acompanhe este texto e conheça um pouco sobre a história da cardiologia, o que é, sua área de atuação, quando consultar e os principais exames solicitados. 

História da Cardiologia

No Brasil, o estudo oficial da cardiologia como ciência e especialidade médica teve início com Carlos Chagas e seus colaboradores, no ano de 1909.

Foi fundada em 14 de agosto de 1943 no estado de São Paulo, tendo como primeira sede o Hospital Municipal.

Em 1959, o presidente Juscelino Kubitsheck decretou a Sociedade Brasileira Cardiologia (SBC) como utilidade pública. O Título de Especialista em Cardiologia só regulamentou-se, em 1964, a partir da concessão do convênio da SBC junto a  Associação Médica Brasileira.

Fundo de Aperfeiçoamento e Pesquisa em Cardiologista, mais conhecido como FUNCOR, foi criado em 1961.

É o FUNCOR que estimula a pesquisa científica e tecnológica no campo da cardiologia e realiza serviço de utilidade pública, campanhas de conscientização para esclarecer a população a se prevenir e controlar as doenças cardiovasculares.

O que é cardiologia?

Cardiologia é a especialidade da medicina responsável por cuidar do coração e do sistema circulatório (veias, artérias, vasos sanguíneos). Todas as doenças que afetam estas partes do nosso organismo são tratadas pelo médico cardiologista.

Sua atuação é bastante abrangente, sendo ele o responsável por:

  • diagnosticar doenças cardiovasculares;
  • prescrever tratamentos e medicamentos;
  • realizar e interpretar resultados de exames laboratoriais (como eletrocardiogramas e ecocardiogramas) e físicos (como o teste ergométrico);
  • acompanhar e auxiliar pacientes na reabilitação, orientando-os a adotar hábitos de vida mais saudáveis.

Quando consultar um cardiologista

O cardiologista deve ser consultado preferencialmente de forma preventiva, mas também pode ser acionado sempre que houver uma necessidade urgente ou pontual. Veja abaixo quando procurar esse especialista.

Para se prevenir: apesar da alta taxa de mortalidade dos problemas cardiovasculares, a maioria das complicações pode ser evitada quando o diagnóstico é precoce e o paciente investe na prevenção.

Por isso, é altamente recomendável procurar um cardiologista mesmo quando nos sentimos saudáveis. Ele orientará o paciente na realização dos exames de rotina, recomendados para adultos a partir de 18 anos de idade.

Antes de iniciar exercícios físicos: procure o cardiologista para realizar uma avaliação cardiológica e iniciar o exercício com segurança. Um dos testes mais comuns, e que provavelmente será pedido, é o ergométrico (ou teste de esforço), que avalia a função cardiovascular durante a atividade física.

Antes de se submeter a algum procedimento cirúrgico: a avaliação cardiológica pré-operatória visa reduzir o risco de vida no pós-operatório.

Alguns exames que o médico pode indicar para verificar se o paciente tem alguma alteração no coração, são:

  • Ecocardiograma: trata-se de uma ecografia ao coração que permite obter imagens das diferentes estruturas do coração em movimento. Esse exame analisa o tamanho das cavidades, as válvulas cardíacas, a função do coração;
  • Eletrocardiograma: é um método rápido e simples que regista os batimentos do coração através da colocação de eletrodos metálicos sobre a pele do paciente;
  • Teste ergométrico: é um teste de esforço, que é utilizado para detectar problemas que não se veem quando a pessoa está em repouso, sendo o teste realizado com a pessoa correndo na esteira ou pedalando em uma bicicleta ergométrica em um ritmo acelerado;
  • Ressonância magnética: é um exame de imagem utilizado para se obter imagens do coração e do tórax.

Além destes exames, o cardiologista pode indicar exames mais específicos ou exames laboratoriais.

 

Referências:

http://cientifico.cardiol.br/

https://amb.org.br/

https://www.tuasaude.com/quando-ir-no-cardiologista/

https://www.amato.com.br/content/o-que-cardiologia-trata