Dengue: sintomas, transmissão e tratamento

O que é Dengue? 

Dengue é uma doença infecciosa, causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

O nome da doença tem origem da palavra espanhola “melindre”, que quer dizer “manha”, e faz referência ao estado de moleza e prostração que fica o doente.

As epidemias ocorrem geralmente no verão, durante ou imediatamente períodos chuvosos, em áreas tropicais e subtropicais, inclusive no Brasil.

Existem quatro tipos de vírus diferentes (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4). Eles são do ponto de vista científicos absolutamente iguais, causam os mesmos sinais e sintomas.

A diferença é que cada vez que você contrai um tipo de vírus, não pode mais ser contaminado por ele, ou seja, cada vez que você contrai a dengue foi por um tipo de vírus diferente.

Ninguém tem dengue tipo 1 mais de uma vez na vida. Se você já teve dengue mais de uma vez, é porque já foi infectado por mais de um tipo do vírus.

A possibilidade de reincidência da Dengue é preocupante! Por conta dos diferentes tipos de vírus existentes, a probabilidade de um indivíduo contrair a doença mais de uma vez é alta.

A cada vez que se contrai a doença os sinais e sintomas são mais severos e agressivos, fazendo com que o sistema imunológico responda de forma exacerbada, o que pode causar inflamações e levar a lesões nos vasos sanguíneos, podendo chegar a dengue hemorrágica.

A cada vez que se contrai a Dengue Clássica, os riscos de evolução para a Dengue Hemorrágica (que é a forma mais grave da doença e costuma se manifestar após o quinto dia dos sinais e sintomas) aumentam.

São considerados casos suspeitos de dengue indivíduos com febre alta (39°c a 40°c) de início súbito, com duração máxima de 7 dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas:

  • Cefaleia (dor de cabeça);
  • Dor no fundo dos olhos;
  • Dor no corpo ou articulações;
  • Fraqueza;
  • Exantema (erupções cutâneas).

Veja os sinais e sintomas da Dengue Clássica e Hemorrágica:

Transmissão

O vírus é transmitido exclusivamente pela picada do mosquito Aedes Aegypti contaminado. Somente a fêmea transmite a doença. Este é um mosquito de hábitos diurnos, que se multiplica em água parada, limpa ou suja, nos quintais e dentro de casa; e é o mesmo transmissor da Chikungunya e Zika Vírus.

Tratamento

A Dengue não possui um medicamento ou tratamento específico, apenas alívio dos sintomas. As recomendações são:

  • Aos primeiros sintomas, procurar imediatamente atendimento médico;
  • Tratar sintomas até que o ciclo do vírus se conclua;
  • Beber muita água;
  • Repousar;
  • Usar medicação indicada;
  • Proibido tomar qualquer remédio a base de ácido acetil-salicílico.

Diagnóstico

Exame clínico: avaliação médica dos sinais e sintomas, histórico e quadro clínico do paciente;

Exames laboratoriais: através do sangue para se avaliar a queda de leucócitos e plaquetas, e também o teste rápido ou o sorológico;

Prova do laço: demonstra a fragilidade dos capilares e a possível queda de plaquetas.

Vacina

Existe uma única vacina contra a Dengue no mundo, produzida na França, chamada de Dengvaxia.

Indicada para prevenção dos quatro subtipos da doença, 1, 2, 3 e 4.

Foi liberada para uso no Brasil pela ANVISA em 2015, porém NÃO está disponível pelo SUS. Somente encontrada em clínicas particulares; liberada para pessoas de 09 a 45 anos e residentes em áreas endêmicas.

Juliana de Paula Nogueira, Enfermeira no Posto Médico Padre Pio e Pós graduada em Licenciatura em Enfermagem.