Novembro Azul: a importância do homem ir ao médico e fazer os exames

Confira o texto do Enfermeiro Fernando Freitas, chamando atenção da importância do homem ir ao médico e fazer os exames. 

Enquanto homem, posso dizer com muita propriedade que ir ao médico não está em nossos planos… As vezes até achamos que nunca iremos precisar, e quando o assunto é prevenção do câncer de próstata então, aí é que criamos resistência mesmo.

O que é o câncer de próstata?

É o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. É o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.

Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto, e esse é um dos grandes riscos que se corre, pois muitas vezes quando o homem decide procurar o serviço de saúde, a doença já está em uma fase avançada o que dificulta o tratamento.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.

A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.
Existe também por parte dos homens um preconceito referente ao exame de próstata, devido muitas vezes a informações não procedentes sobre a realização do mesmo.

Fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata:

•Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

•Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.

•Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

Algumas medidas  fundamentais para prevenção

Manter uma alimentação saudável é indispensável no processo de prevenção, alimentos ricos em grãos, frutas e o baixo consumo de gordura e alimentos de origem animal.

Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Sinais e sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas, e quando apresenta, os mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Por isso se apresentar alguns desses sintomas, é importante procurar um serviço de saúde. Esses sinais e sintomas também ocorrem devido a doenças benignas da próstata. Por exemplo:

  • Hiperplasia benigna da próstata é o aumento benigno da próstata. Afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade.
  • Prostatite é uma inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias.
    Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames para investigar o câncer de próstata.

Para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais.

  • Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.
  • Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Para confirmar o câncer de próstata é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.

E qual o tratamento para o câncer de próstata?

O principal é a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso. Quando localizado apenas na próstata, o câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia oncológica, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em alguns casos especiais. No caso de metástase, ou seja, se o câncer da próstata tiver se espalhado para outros órgãos, a radioterapia é utilizada junto com tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos.

A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme estágio da doença e condições clínicas do paciente. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Enquanto homens, precisamos ter coragem e procurar ajuda, a omissão ou o medo não ajuda em nada, pelo contrário, nessa hora serão os nossos piores inimigos.

REFERÊNCIAS
Ministério da Saúde

Fernando Freitas, missionário na comunidade Canção Nova e Enfermeiro no Posto Médico Padre Pio