1ª Palestra - Sábado

Cura entre gerações
O Senhor escolheu cada um de nós para estarmos aqui, para o nosso bem e o de nossas famílias.

“Eu vim para que todos tenham vida, para que as ovelhas tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10)

10 mandamentos da cura:
É necessário ir à Deus através de alguns pontos eficazes na busca pela cura e libertação.

1) Fé:
Jesus está vivo. Sendo assim, ele continua atuante em seu ministério de cura e libertação. Porém, Deus permite que aconteçam doenças para nossa conversão. Mesmo assim, nossa fé deve prevalecer. Nossa dor fere mais a Deus do que a nós mesmos, mas, muitas vezes, é um caminho para voltarmos à Deus.

“Senhor, se queres, podes curar-me” (Mt 8,2).

2)Reconhecer-se enfermo:
Todos estamos doentes. Alguns trazem feridas a olho nu, outros trazem doenças que nem os mais modernos exames são capazes de enxergar: mágoas, ressentimentos, ódio, desejo de vingança. Se não nos reconhecemos enfermos, desprezamos Jesus, que carregou nossas feridas. Reconhecer que nossas famílias precisam de cura é uma atitude de alguém que precisa da intervenção de Jesus, e é, sobretudo, mergulhar na graça de Deus.
Buscar a cura de gerações é mergulhar nossa história e a história de nossas famílias na presença de Jesus.

3) Suplicar a Deus a cura:
Rezar é contar para Deus o que ele já sabe. Se Deus não quisesse nos ouvir, não nos teria ensinado a rezar. Rezar é suplicar a Deus a cura e a libertação.
É de joelhos, pela oração, que ficamos em pé em uma vida espiritual e verdadeira.

4) Romper com o pecado:
Romper com a raiz de todas as doenças, inclusive a morte.

“A morte passou por todo o ser humano, pois todos pecaram” (Rm 5, 15)

Se o pecado gera a doença, a morte e a tristeza, quem não romper com o mal, não é livre para uma vida nova. Enquanto não tivermos arrependimento e desejo de santidade, afastamos a presença libertadora do Senhor.


5) Louvar a Deus por tudo e em todo instante:

O louvor cura e liberta. Clamar e louvar o nome de Jesus é tirar os olhos dos problemas e voltá-los para aquele que tem a solução para sua família. Quando, ao contrário, murmuramos, abrimos uma brecha, ou seja, abrimos uma porta para que o inimigo de Deus entre. É preciso parar de reclamar e louvar a Deus por todos os momentos e circunstâncias.
“Em todas as circunstâncias, daí graças, porque esta é a vontade de Deus a vosso respeito, em Jesus Cristo”. (Ts 5,18)

6) Pedir perdão, abençoar quem nos feriu, machucou e caluniou:
“Amai os vossos inimigos” (Mt 5,44)
Quando não perdoamos, atingimos desde o sistema nervoso, ao emocional e o espiritual. A falta de perdão bloqueia a graça de Deus. Quantos relacionamentos terminam por conta da falta de perdão?
É necessário rezar por aqueles que nos magoaram, por aqueles que nos feriram. Esse é o início do processo da graça e paz em nossas casas e famílias.
Quem ama, perdoa.

7) Frequencia aos sacramentos, sobretudo confissão e eucaristia:
Padre Pio dizia: “Se soubéssemos nós o que acontece na missa, deveríamos colocar guardas nas portas de todas as igrejas para conter as multidões. Quem estivesse do lado de fora brigaria para entrar e quem estivesse do lado de dentro brigaria para não sair.

8) Vida em comunidade:
Assim com os apóstolos estavam unidos a Jesus pela vida comunitário, precisamos nos unir a Deus como um corpo, que é a Igreja.

9) Vida sob o senhorio de Jesus:
Buscar em primeiro lugar o foco em Deus, a vida em estado de graça. Muitos buscam as graças de Jesus, mas não desejam se comprometer com Deus e com sua causa. Por isso, servir a Jesus de todo o coração é permitir que seu senhorio seja acima de qualquer coisa em nossas vidas.

10) Recorrer a medicina
“Honra ao médico por que Deus o criou” (Ecl 38, 1,2).
Toda medicina provém de Deus. Ore pelos médicos afim de que Deus os dê o discernimento. Quando tomar remédios, ore pelos remédios. É necessário unir o autor da cura com a medicina.

1ª Palestra Sábado  – Pe. Marlon Comunidade Sede Santos