Bom Mestre, o que devo fazer para ganhar a vida eterna?

“Bom mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna”. (Mc 10,17)

Havia um jovem que conhecia a Deus e observava seus mandamentos desde a infância, mas possuía um vazio interior. Desejava, portanto, preencher esse vazio cumprindo a vontade do Senhor, pois faltava algo em seu coração. Para isso, era necessário que ele deixasse algumas coisas que tinha e vivia, e que o separava do amor de Deus, para seguir a Jesus.

O convite que Deus faz para nós é deixar tudo aquilo que quebra nossa condição de filhos de Deus e que, consequentemente, desperta o vazio interior. É necessário priorizar as coisas de Deus e caminhar sob as orientações e o auxílio do Senhor.

O Senhor se encanta com a juventude e faz um convite. Ele deseja que comecemos a exercitar atitudes de decisão. Para tomar uma atitude concreta de decisão por uma vida em Deus, é necessário ir ao encontro do Senhor em uma busca de vida eterna.

O jovem precisa correr ao encontro do Senhor. Assim como o jovem rico, como narra a palavra de Deus, precisava abandonar algumas coisas para ser livre e seguir a Jesus, também é necessário a nós, deixar muitas coisas para ir ao encontro do Senhor. O amor de Deus é muito maior do que qualquer empecilho que queira nos afastar de Deus.

O projeto de Deus para nossa vida é um projeto de felicidade e esperança.

Deus nos ama independente do que tenhamos feito ou deixado de fazer. Não importa o passado. Existe um plano para sua vida. Existe um projeto.divino de felicidade. Deus deseja nos dar um futuro de esperança, a partir da aceitação, por nossa parte, de deixarmos para trás o que nos afasta do amor de Deus.

“Sei muito bem do projeto que tenho em relação a vós – oráculo do Senhor – é um projeto de felicidade, e não de sofrimento: dar-vos-ei um futuro, uma esperança! Quando me invocardes, rei em frente. Quando orardes a mim, Eu vos ouvirei. Quando me procurardes, vós me encontrareis, quando me seguirdes de todo o coração, Eu me deixarei encontrar por vós”. (Jr 29,11-14)

1ª Palestra Sábado  – Júlio Brebal Comunidade Canção Nova