1ª Palestra - sábado

Na pregação da manhã, o evangelho nos convida a refletir sobre a montanha russa de nova vida. Demonstrando que essa é cheia de altos e baixos porém se damos a oportunidade e a abertura para que Deus haja com plenitude, por mais estranho que no momento pareça, Ele pode revolucionar todas as coisas.

Para conduzirmos essa montanha russa, é preciso primeiramente sentarmos e posteriormente colocarmos o cinto de segurança. Se a nossa vida têm altos e baixos, ela precisa de uma segurança que venha do alto, de Deus. Uma coisa é certa, mesmo que nos perdemos na lógica da vida, é preciso estarmos nesta segurança.

O evangelho de Lc 4,5 conta que Jesus chega no posso de Samaria muito cansado em torno das 12h e se encontra com uma mulher. As vezes nos encontramos na mesma situação do mestre: cansados da vida, das situações que nos atormenta. Fazemos orações que tiram Deus do lugar Dele, mas Ele com a sua infinita misericórdia, quer se encontrar conosco.

Jesus pede água para a samaritana. Chegamos diante de Jesus com vários motivos, mas  é o Senhor que  pede para darmos de beber. Ele quer nos olhar nos olhos acolher nosso coração ferido. É nessas situações que faz com que Jesus se aproxime de nós. O problema é que se assume uma vida humanizada na condição de coitadinho e miserável. Mais é ai, quando fugimos de tudo e de todos que Ele aparece para nos resgatar como aconteceu com a samaritana.

Como afirma o papa Bento XVI: “Que nós podemos duvidar de tudo menos questionar que Deus nos ama”. Nessa situação, percebemos que é o encontro pessoal com o Cristo que nos faz superar todas as coisas, e transformar todas as velhas manhãs em belas tardes como fez à aquela mulher. Aquela moça tinha uma verdade: não tinha nenhum marido pois havia casado já 5 vezes. Ela deixou que Jesus falasse tudo o que ela precisava escutar naquele instante.

Precisamos entender que as nossas verdades não determinam o destino final de nossas vidas. É preciso escutar o que Ele quer nos falar. A verdade de nossa história seja qual for é linda quando está nas mãos de Deus, pois nascemos para dar certo. Para isso, é preciso dar passos e deixar Cristo nos guiar. Afinal ser santo de calça jeans é para corajosos aos que querem sair da situação no qual se encontram  para acolher a vontade divina em suas vidas.