6 MANEIRAS DE SE OBTER INDULGÊNCIA PLENÁRIA NO ANO DE SÃO JOSÉ

Arquivo CN/ cancaonova.com

Desde o último dia 8 de dezembro estamos vivendo o ano de São José, convocado pelo Papa Francisco. O Pontífice convida toda Igreja a viver um ano dedicado ao Guarda do Redentor, tendo em vista os 150 anos de sua proclamação como Patrono da Igreja Católica. Uma das grandes graças deste período são as Indulgências Plenárias concedidas aos fiéis mediante alguns atos de devoção e piedade. Uma ótima oportunidade de conversão e reconciliação com Deus.

Mas, o que são Indulgências Plenárias? O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 1472, nos ensina que “todo pecado, mesmo venial, tem uma consequência prejudicial às criaturas, a qual exige purificação, quer aqui na terra, quer depois da morte, no estado chamado de ‘purgatório’.” A Indulgência Plenária é, justamente, a purificação total, ou seja, a remissão completa dessa pena temporal dos pecados cometidos. Portanto, ela nos livra do tempo no purgatório. Podemos adquiri-la tanto para nós mesmos, quanto para alguém que já tenha falecido.

As condições para a obtenção da Indulgência, além das práticas determinadas, são: Confissão Sacramental, Comunhão Eucarística e orações pelo Santo Padre. Àqueles que estão impossibilitados de saírem de suas casas, a Igreja orienta que, com o espírito desapegado de qualquer pecado, e dispostos a realizarem as condições assim que possível, rezem um ato de piedade em honra a São José, oferecendo a ele as dificuldades da vida.

A igreja nos propões seis maneiras de obtermos as indulgências. São estas:

1 – Meditar a oração do Pai-Nosso durante 30 minutos ou participar de um retiro que contenha ao menos uma meditação sobre São José;

2 – Realizar alguma obra de misericórdia, corporal ou espiritual;

3 – Recitar o Rosário em família ou entre noivos;

4 – Confiar seu trabalho a São José e/ou pedir a intercessão de São José pelos desempregados;

5 – Recitar a Ladainha de São José por todos os cristãos que sofrem algum tipo de perseguição;

6 – Rezar alguma oração ou ato de piedade em honra a São José.

Resumidamente, condições (Confissão, Comunhão e Oração pelo Papa) + alguma dessas práticas citadas anteriormente = Indulgência Plenária. Para aqueles que estão impossibilitados de realizar as condições habituais, basta a intenção de fazê-las assim que possível, um coração desapegado do pecado e a oferta de um ato de piedade entregando as dificuldades a São José.