Espírito Santo

A promessa de Deus é o derramamento do Espírito Santo.

Derramarei sobre vós água pura e sereis purificados. Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os ídolos. Eu vos darei um coração novo e porei em vós um espírito novo. Removerei de vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Porei em vós o meu espírito e farei com que andeis segundo minhas leis e cuideis de observar os meus preceitos. Habitareis na terra que dei a vossos pais. Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus. Eu vos libertarei de todas as vossas imundícies. Mandarei que o trigo seja abundante e já não vos imporei fome. (Ex. 36, 25-29)

O povo judeu, escolhido e amado por Deus, muitas vezes se desviava desse amor. Através de Ezequiel, Deus se compadeceu do seu povo e realizou a promessa: “Derramarei sobre vós água pura”. Enquanto o povo se sujava pelas práticas pagãs, o próprio Deus os limpava, retirava seus corações de pedra e os dava corações de carne. O povo, porém, não compreendia o mistério do Espírito Santo. Deus quis manifestar a compreensão da graça do seu Espírito a partir de Jesus Cristo.
Da mesma forma, nós também, amados e eleitos por Deus, desconfiamos e nos desviamos dos seus caminhos. Assim como os discípulos desconheciam o Espírito Santo e somente o compreenderam na experiência de Pentecostes, nós também, muitas vezes, desconhecemos a ação do Espírito. Grande parte da Igreja não compreende a ação concreta de Deus em nosso favor por meio de seu Espírito.

Deus, em sua perfeição, é onipotente, onipresente e onisciente. Ele tudo pode, não se limita a matéria, e tem todo o conhecimento de maneira perfeita. O ser humano é fragilizado. Nunca pode alcançar conhecimento perfeito, mas porque Deus conhece a tudo de maneira perfeita, gerou a pessoa de Jesus Cristo, Deus filho que possuía a perfeição de Deus Pai. Dessa forma, na chama do amor divino, Deus envia seu filho para nos revelar os mistérios da perfeição do seu amor. Do mistério do amor de Deus, a Santíssima Trindade é revelada, e assim, a terceira pessoa da Trindade que é o Espírito Santo.
Deus vem em nosso auxílio, pelo Espírito Santo, para que possamos trilhar seus caminhos. Recebemos, portanto, a graça de entrar na intimidade do amor de Deus.

Deus cria cada alma com um fim. Todo o nosso desejo de felicidade é limitado, pois não possuímos a compreensão da realização plena da felicidade. Deus nos criou para sermos plenamente felizes Nele. Pelo pecado original, fomos privados de muitas coisas, mas o próprio Deus nos salvou da morte eterna, enviando Jesus Cristo na condição humana para nos redimir. Por isso, Jesus é o único Salvador. Ninguém conquistou para nós a graça da Salvação, senão Jesus.

A partir do batismo, o Espírito Santo de Deus também nos concede dons para nossa vida interior, espiritual que implicam na santidade pessoal.
– Fortaleza
– Piedade
– Sabedoria
– Conhecimento/Ciência
– Conselho
– Entendimento
– Temor de Deus

São Paulo explica aos coríntios os dons do Espírito:
“Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes atividades, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito, em vista do bem de todos. A um é dada, pelo Espírito, uma palavra de sabedoria. A outro, uma palavra de conhecimento, segundo o mesmo Espírito. A outro, é dada a fé, pelo mesmo Espírito. A outro são dados dons de cura, pelo mesmo Espírito. A outro, o poder de fazer milagres. A outro, a profecia. A outro, o discernimento do Espíritos. A outro, a diversidade de línguas e a outro o dom de as interpretar. Todas essas coisas as realiza o mesmo Espírito, que distribui a cada um conforme quer”. (1Cor 12)

É necessário, portanto que nos abramos á ação desse Espírito que nos purifica e concede dons para nossa realização como filhos de Deus.

Wellington Comunidade Canção Nova Curitiba

1º Palestra Domingo