Doravante, serás pescador de homens.
Seguir Jesus Cristo não é resultado de uma iniciativa humana, mas divina. O primeiro passo é sempre de Deus. Quanto a nós, cabe a resposta, ou seja, o segundo passo. Pedro chamou Pedro, João, André, Tiago… Hoje ele nos chama igualmente.
Quando temos saudade, quando temos desejo de estar com Deus é porque estamos sendo chamados.
Isaías viu a glória de Deus na Terra. Os anjos proclamavam Santo, Santo Santo. Da mesma forma, Pedro e os demais apóstolos viram a glória de Jesus: “Lançai as redes” – aqueles discípulos que não haviam conseguido pescar nada em uma noite, viram a glória e o poder de Deus. Pedro, então, reconheceu sua miséria humana e a soberano poder de Deus.
O Senhor vem a nós com a ordem: “Não tenhas medo”. Deus nos trata com misericórdia, nos permite conhecer a miséria humana e a glória divina, e em seguida nos envia em missão para que sejamos pescadores de homens. “Doravante serás pescador de homens”.
O chamado que Deus faz na Bíblia aos seus discípulos é o mesmo chamado que recebemos – Lançar-se em águas profundas, ir além, ir às águas profundas, mergulhar profundamente em sua graça.
Não tenham medo de ir às águas profundas, onde aparenta perigo, onde a morte está devorando os filhos de Deus. O Senhor nos envia a pescar gente, a pescar homens e mulheres com a rede do Evangelho.
Padre Jorge Tadeu Hermes – Diocese de Blumenau
Homilia Domingo 07/02/2010 Canção Nova Curitiba